Pan Lima 2019 Medalha de ouro histórica no surfe é retrato da força da mulher

Medalha de ouro histórica no surfe é retrato da força da mulher

Mãe, esposa, professora universitária e surfista profissional. Lena Guimarães superou todos os desafios de um esporte que começou a praticar aos 30 anos

  • Pan Lima 2019 | Carla Canteras, do R7, em Lima, no Peru

Lena Guimarães conquistou o primeiro ouro da história do surfe em Pans

Lena Guimarães conquistou o primeiro ouro da história do surfe em Pans

Miriam Jeske/COB

Na chegada da disputa do stand up uma onda forte derrubou todas as surfistas que disputavam o ouro na praia de Punta Rocas, nos Jogos Pan-Americanos de Lima, nesta sexta-feira (2). Lena Guimarães foi mais rápida que todas, subiu na prancha e chegou antes. Para alegria de Kauai e Maui, filhos da brasileira que conquistou o primeiro ouro da história da modalidade.

Veja também! Vinnicius Martins fica com a medalha de prata no Surfe SUP Race

“Se tem uma pessoa que merece nesta vida é minha mãe. Todo dia ela acorda cedo para treinar, antes mesmo de irmos para escola”, contou Kauai, de 16 anos e que já surfa.

Dona Lucia Guimarães, mãe da vencedora, não aguentou de tanta alegria. “Sabíamos que seria medalha, mas ouro foi o melhor presente. Valeu muito a pena sair de Niterói e vir para cá”.

Nascida em Niterói, Lena mora há 15 anos em Arraial do Cabo, na região dos lagos, Rio de Janeiro. A surfista é o retrato da maioria das mulheres brasileiras: mãe, esposa, professora universitária e surfista profissional.

Lena Guimarães
, com os filhos Kauai e Maui

Lena Guimarães , com os filhos Kauai e Maui

Carla Canteras/R7

“Nossa vida é tão difícil, temos de cuidar de tantas coisas que nem sei explicar o quanto valeu a pena essa medalha. Comecei no stand up aos 30 anos e hoje ganhei da melhor do mundo”, comemorou a campeã.

"Foram muitas festas da escola e momentos dos meninos que eu deixei de ir para estar aqui", contou, emocionada.

“Só uma mulher é capaz de viver tudo isso e ser vitoriosa em tudo”, afirmou Américo Pinheiro, treinador e marido de Lena.

A brasileira chegou a jogar handebol, mas parou porque não tinha altura. Quando conheceu Américo, ele trabalhava com surfe e a convenceu a entrar nesse mundo. Deu certo!

“Devo muito da minha carreira ao meu marido. Ele me fez acreditar que seria possível. Me ajudou a vencer os meu medos".

Ponto Fraco

Pode parecer mentira, mas um dos pontos fracos de Lena é encarar ondas fortes. Foi exatamente o que ela superou para conquistar o ouro.

“Tudo estava contra. Ela não tinha confiança nas ondas fortes e superou. Treinamos muito para isso. Ela é bem magra e o frio é ruim para ela. Ela conseguiu! Isso foi fruto de muito trabalho”, disse o orgulhoso marido e treinador.

“Tenho 38 anos, no próximo Pan não conseguirei competir, era esse aqui. Meus filhos aqui, minha mãe. Não podia decepcioná-los. Foi lindo fazer história e conquistar a primeira medalha de ouro do surfe em Jogos Pan-Americanos é uma honra”, comemorou Lena.

A Record TV é a emissora oficial dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Você pode acompanhar os eventos ao vivo no R7.com e conferir todas as transmissões e as íntegras no Playplus.com.

Confira as melhores imagens dos Jogos Pan-Americanos de 2019

Últimas