Jogos Pan-Americanos Lima 2019 reforçam que 'importante é competir'
Alexandre Loureiro/COB - 24.7.2019A cada quatro anos, sempre em véspera de Olimpíada, a história é a mesma. Os ditos mais críticos fazem questão de lembrar: “o Brasil ganha tudo por que é Pan-Americano”, ou ainda, “quero ver na Olimpíada”. Lima 2019 começa oficialmente nesta sexta-feira (26) com a mesma menção, mas a certeza de que esse debate é fajuto. O Pan é a Olimpíada do Brasil.
O que pode até só soar como patriotismo barato tem de prático a relação de investimentos por aqui, em demais países do continente e nas grandes potenciais olímpicas. O talento natural, como provado em tantas das 141 medalhas do último Pan, em Toronto 2015, também nasceu em terras brasileiras. O problema em um país de proporções continentais que transforaram ouro, prata e bronze em 19 medalhas olímpicas na Rio 2016.
Se tanta gente lamentou o desempenho aquém do esperado da seleção brasileira feminina de futebol na última Copa do Mundo, que era preciso ‘chorar no começo para sorrir no fim’, que as mulheres não tinham as condições ideais no esporte (e ainda não têm, é verdade), é preciso olhar com mais carinho para os esportes olímpicos. Qualquer atleta do atletismo, por exemplo, tem condições de trabalho ainda piores que no futebol.
Bem por isso, qualquer medalha tem um valor muito maior do que o seu metal ou a competição em que ela foi conquistada. A frase do Barão de Coubertin, pai do olimpismo como um todo, para sempre será atual: o importante é competir. Ainda mais importante quando as condições são as que os atletas do Brasil chegam em geral.
Evidentemente que todos esperam a corrida para o próximo ciclo olímpico mas, da cerimônia de abertura no Estádio Nacional do Peru, até o próximo 24 de julho, já em Tóquio 2020, cada gota de suor despejada por um atleta brasileiro será de grande valia. E merece ser respeitada.
A Record TV é a emissora oficial dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Você pode acompanhar os eventos ao vivo no R7.com e conferir todas as transmissões e as íntegras no Playplus.com.
Resumo do Pan #2: Porta-bandeiras e susto de Jade são destaques do dia