Forças Armadas do Peru terão 4.500 pessoas envolvidas no Pan
Carla Canteras/R7 - 22.7.2019Os Jogos Pan-Americanos começam daqui a quatro dias e nesta segunda-feira (22) o Comitê Organizador apresentou o plano de segurança da cidade de Lima. Aproximadamente 35 mil pessoas e mil câmeras de monitoramento serão responsáveis por proteger atletas, jornalistas e torcedores da competição.
"O Peru está pronto. A segurança dos jogos tem sido um trabalho em conjunto de todos os órgãos de responsáveis do País. Tudo foi pensado para garantir a segurança dos atletas, as estrelas do PAN", afirmou Carlos Neuhaus, presidente do Comitê Organizador de Lima.
Entre os profissionais envolvidos estão mais de 23 mil polícias; 4.500 profissionais das Forças Armadas do Peru (Exército, Marinha e Força Aérea), seis mil bombeiros e 800 brigadistas. "Além da presença física, trabalhamos com inteligência para evitar que os problemas aconteçam", explicou Neuhaus.
Simulação de atentado da polícia peruana
Carla Canteras/R7 - 22.7.2019Durante a apresentação do plano de segurança, foi feita uma simulação de bombas, com o apoio de cães farejadores e da comissão anti-bomba do Peru.
Os brigadistas e bombeiros têm uma preocupação que vai além dos atentados e das questões de segurança: os terremotos, tão comuns no Peru.
Trânsito em Lima
A polícia vai ter também a missão de da mobilidade em Lima e Callao, onde se concentram a maior parte das competições. O trânsito é um dos grandes problemas da capital peruana. Cerca de 200 km de faixas exclusivas para pessoas envolvidas no Pan foram criadas, mas ainda não estão em funcionamento.
"As faixas pan-americanas têm de ser instaladas. Temos uma preocupação extra com esse assunto. Imagina a repercussão mundial se um atleta não chegar até a competição", alertou presidente o comitê organizador.
A Record TV é a emissora oficial dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Você pode acompanhar os eventos ao vivo no R7.com e conferir todas as transmissões e as íntegras no Playplus.com.
Pan 2019: atletas se reúnem para ajudar a limpar praia do Peru