Pan Lima 2019 'Vamos brigar pelo 2º lugar no quadro de medalhas', diz COB

'Vamos brigar pelo 2º lugar no quadro de medalhas', diz COB

Marco La Porta afirma que a expectativa do Time Brasil é conquistar "o maior número possível" de classificações para as olimpíadas

Pan 2019

La Porta projeta melhor resultado do Brasil em 56 anos

La Porta projeta melhor resultado do Brasil em 56 anos

Abelardo Mendes Jr/Rede do Esporte - 24.5.2018

O chefe da missão brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Lima e vice-presidente do COB (Comité Olímpico do Brasil), Marco La Porta, afirma que o Time Brasil vai brigar com as equipes de Cuba e do Canadá pela segunda colocação geral do quadro de medalhas da competição.

"Estamos vendo agora a definição final das outras equipes para conseguir estudar um pouco melhor e ver a quantidade de medalhas que vamos tentar. Mas vai ser próximo do que fizemos em Toronto para brigar pelo segundo lugar", avaliou La Porta logo após desembarcar em Lima.

Caso a projeção otimista do chefe da missão seja confirmada, o Brasil deixará as terras peruanas com o melhor resultado desde o Pan de São Paulo, disputado em 1963, quando os atletas brasileiros superaram o Canadá com 14 medalhas de ouro, 20 de prata e 18 de bronze. Em Toronto 2015, a delegação brasileira subiu 44 vezes ao ponto mais alto do pódio, 36 vezes a menos do que os canadenses.

O recorde no quadro de medalhas será buscado por 487 atletas inscritos pelo Time Brasil em 49 modalidades. De acordo com o COB, a delegação brasileira em Lima 2019 é a maior do atual ciclo olímpico, com quase 800 pessoas.

De olho em Tóquio

La Porta destaca ainda que, além de subir uma posição no quadro de medalhas, os atletas brasileiros chegam a Lima com a expectativa de conquistar "o maior número possível" de classificações para Tóquio.

"Estamos preparados para isso e montamos uma estrutura para permitir que os atletas briguem por essas vagas", afirma o vice-presidente do COB, que diz esperar por entre 250 e 300 atletas brasileiros em disputa na capital japonesa.

Nesta edição do Pan, 22 das modalidades disputadas carimbam o passaporte dos atletas vencedores para a disputa dos Jogos Olímpicos do ano que vem. As qualificações podem ocorrer diretamente, por ranking ou índice.

A Record TV é a emissora oficial dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Você pode acompanhar os eventos ao vivo no R7.com e conferir todas as transmissões e as íntegras no Playplus.com.

Conheça a história dourada da 1ª brasileira campeã na esgrima