Record TV Goiás Record TV Goiás estreia série sobre o descarte irregular do lixo

Record TV Goiás estreia série sobre o descarte irregular do lixo

  • Record TV Goiás | Record TV Emissoras

Divulgação Record TV Goiás

A Record TV Goiás exibe a partir desta terça-feira(15/09), no Balanço Geral Goiás, a série “Garimpo Urbano: quanto vale o lixo”. 

Em quatro reportagens, Oloares Ferreira destaca os impactos do descarte irregular de resíduos na grande Goiânia e mostra também como o reaproveitamento de alguns materiais podem render uma bom dinheiro.

Em média cada morador de Goiânia gera um quilo de lixo por dia e mais de 90% vai parar no aterro sanitário. São papéis, plásticos, garrafas e alumínio misturados a restos de alimentos. É tanto lixo coletado nas residências por 60 caminhões que, juntos, fazem 150 viagens por dia.

No aterro sanitário, o lixo doméstico e os restos de materiais de construção e entulhos formam uma montanha que equivale à altura de um prédio de vinte andares. 

O que pouca gente sabe é que quase tudo que vai parar no lixo pode virar dinheiro. 

As garrafas de bebidas, ao invés de serem descartadas no lixo, podem ser trituradas e usadas para fazer novas garrafas.

A série vai mostrar porque as latinhas de alumínio e o papelão são tão valorizados no mercado da reciclagem. Muitos recicladores trazem para Goiás materiais comprados até no norte e nordeste do Brasil. 

Nesse verdadeiro garimpo urbano o alumínio é mesmo valorizado. Um quilo de panelas velhas pode ser vendido por quase dez reais e os potes de margarina,  achocolatados e brinquedos velhos chegam a valer até três reais o quilo.

O Balanço Geral Goiás vai ao ar de segunda a sexta, às 11h50.

Confira abaixo a chamada da série

Últimas