SIC TV a bordo do  barco “Saúde e Cidadania”

A SIC TV viajou durante quatro dias a bordo do  barco “Saúde e Cidadania”, projeto do Centro Universitário São Lucas, para chegar até a região do Baixo Madeira, onde estão pequenas comunidades de Porto Velho, capital de Rondônia, como São Carlos e  Seringal Cavalcante.

A iniciativa leva atendimento básico de saúde às famílias ribeirinhas, através dos cursos ofertados pela instituição de ensino. Além da equipe de reportagem da afiliada da Record TV em Rondônia, navegaram pelas águas do rio Madeira coordenadores pedagógicos, professores e estudantes.

A dificuldade de acesso e escassez na infraestrutura das localidades, a exemplo de Seringal Cavalcante, onde só se chega de voadeira, foram registradas pela equipe de jornalismo. Na vila vivem aproximadamente 100 famílias, sem escola, sem unidade de saúde e até mesmo sem energia elétrica.

Na área da saúde, foram realizadas consultas médicas, exames de sangue e de urina, tipagem sanguínea e aferição da pressão. Para resgatar a autoestima das mulheres, acadêmicos do curso de estética ainda deram dicas de como fazer a sobrancelha e maquiagem. Para que elas possam praticar um ofício, o curso de farmácia deu uma oficina de sabonetes. As crianças também receberam atenção especial, com várias atividades recreativas e a entrega do parquinho totalmente reformado pelos estudantes de arquitetura e engenharia. A grande novidade do projeto foi o atendimento veterinário, com consultas e vacinação.