Premiações RecordTV Rio 2021

Record TV Rio RecordTV Rio leva todos os prêmios na categoria “vídeo” do 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo

RecordTV Rio leva todos os prêmios na categoria “vídeo” do 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo

Emissora carioca ganha primeiro, segundo e terceiro lugares com reportagens sobre empreendedorismo 

  • Record TV Rio | Record TV Emissoras

foto : Paulo Mauzer / Record TV Rio

A RecordTV Rio foi vencedora absoluta na categoria “vídeos” da etapa estadual do 8º. Prêmio Sebrae de Jornalismo. A emissora carioca levou todos os prêmios com as reportagens sobre empreendedorismo que encantaram o júri.

Em sua 8ª edição, o Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), considerado o maior prêmio de jornalismo empreendedor no país, reconhece as melhores notícias veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira ou novas plataformas digitais sobre empreendedorismo e pequenos negócios. O Prêmio terá agora as etapas regional e nacional.

O primeiro lugar foi para a reportagem: “Empreendedorismo: Mulheres se destacam no mercado de trabalho durante a pandemia.

Veiculada no Balanço Geral RJ, em Novembro de 2020, a matéria  revela que as mulheres foram mais ágeis e mais competentes na gestão dos próprios negócios durante a pandemia. Os números são o resultado de uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que apontou que as mulheres se destacam no mercado de trabalho no quesito agilidade e competência durante a pandemia. Uma das entrevistadas, a tatuadora Bruna Guzzo, contou que aumentou o faturamento neste período, enquanto a advogada trabalhista, Vanessa Mello, teve a ideia de vender comida para bebês durante o período de isolamento social. A reportagem é de Priscilla de Paula, com produção de Débora Nepomuceno. Toda a equipe subiu ao palco para a Premiação e a emissora foi representada por Bruno Paranhos, Gerente de Produção.

foto: Paulo Mauzer / Record TV Rio

A reportagem sobre estudante de 11 anos que abre um brechó para ajudar a família, produzida por Laís Assis e reportagem de João Pedro Barrocas ganhou o segundo lugar. A matéria conta a história emocionante de Davi, um estudante de 11 anos que abriu um brechó, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, para ajudar a mãe que sofreu um acidente de carro no ano passado. A loja do Davi ajuda a família financeiramente e é um sucesso nas redes sociais.

O terceiro lugar ficou com reportagem de Fábio Peixoto produzida por Laís Araújo sobre a criatividade para driblar a crise. Em sua reportagem, Fábio conta a história de  José Edinaldo dos Santos, que precisou se reinventar para driblar o desemprego na pandemia. Demitido do seu emprego, ele começou a trabalhar de ambulante vendendo água e balas nas ruas. Ele diz que para enfrentar a crise, precisou usar a criatividade e dicas de outras pessoas que contam suas histórias na internet.


O Prêmio Sebrae de Jornalismo tornou-se uma referência no fomento do jornalismo empreendedor no Brasil, entre 2008 e 2015, com mais de 7 mil trabalhos inscritos e 50 matérias premiadas ao longo de suas edições, além do reconhecimento aos jornalistas parceiros dos empreendedores, de norte a sul do país.

As categorias desta edição foram pensadas para contemplar a diversidade de linguagem e de formatos dos conteúdos jornalísticos, com temas relacionados ao universo dos pequenos negócios e focados no enfrentamento da pandemia do Coronavírus, como: empreendedorismo, produtividade e competitividade, inovação e startups, inclusão produtiva e sustentabilidade, transformação digital, políticas públicas e legislação, acesso a crédito.

Veja aqui a ficha técnica e o link para as reportagens vencedoras:

Primeiro lugar:

Veja aqui


Ficha técnica:
Débora Nepomuceno (Produção)
Rodrigo Costa (editor de texto)
Priscilla de Paula (Repórter)
Marcos Pinudo (cinegrafista)
Wagner Lourenço (auxiliar de câmera e operador de áudio)


Segundo lugar:

Veja aqui


Ficha técnica:
Laís Assis (Produção)
Renata lenzi (responde Penha Pinheiro / Supervisão)
Renata Belchior (Editora)
João Pedro Barrocas (Repórter)
Eduardo Salsa (Cinegrafista)
Miguel Maesse (Auxiliar e operador de áudio)



Terceiro lugar:

Veja aqui


Ficha técnica:
Laís Assis (Produção)
Renata lenzi (responde Penha Pinheiro / Supervisão)
Ilza Carla (editora de texto) e Fabio Oliveira (editor de imagem)
Fabio Peixoto (repórter)
Carlos Alexandrino (Cinegrafista)
Bruno Azevedo (Auxiliar e operador de áudio)

Últimas