O Grupo ND vai entregar 2 mil gibis e livretos em escolas de São José e da Palhoça, com o título “Açores - Uma Viagem Fantástica”. A ação faz parte do Projeto Viva Açores - Conhecer é Viver, do Grupo ND, que resgata e valoriza o povoamento Açoriano em Santa Catarina.
A primeira entrega ocorreu nesta terça-feira (28), na Escola Nova Palhoça. Na Palhoça, com a presença do prefeito municipal Eduardo Freccia e da secretária de Educação, Claudia Schwinden, que vão participar das entregas e também contextualizar o tema. Os alunos do ensino fundamental 1 recebem os gibis e os estudantes do fundamental 2 os livretos. Em São José a ação será no dia 5 de dezembro.
Os materiais têm a curadoria da professora Lélia Pereira da Silva Nunes e ilustração de Gilberto Cunha. O propósito é destacar de forma didática para os estudantes a importância da cultura açoriana em nosso Estado.
A colonização açoriana para o Estado foi impulsionada na segunda metade do Século 18. O primeiro grupo de açorianos que vieram para Santa Catarina era formado por 461 homens e mulheres, mais tarde vieram outras 5.500 pessoas, totalizando quase 6 mil imigrantes do Arquipélago dos Açores.
As influências se refletem por todo litoral catarinense, na gastronomia, arquitetura, cultura e costumes. Em 2023, comemoram-se os 275 anos do início da imigração açoriana no Sul do Brasil, e o Grupo ND tem contado essa rica e extraordinária história.