Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Carlo Porto faz balanço como Saul: "Foi um excelente trabalho"

Ator se despede do personagem, que morreu no fim da quinta temporada de Reis ao se lançar sobre uma espada

Entrevistas|Raíza Chaves, do site oficial

"Foi muito difícil dar conta dele, porque a história é riquíssima", contou Carlo Porto sobre Saul
"Foi muito difícil dar conta dele, porque a história é riquíssima", contou Carlo Porto sobre Saul "Foi muito difícil dar conta dele, porque a história é riquíssima", contou Carlo Porto sobre Saul

Homem simples e temente a Deus, Saul foi coroado primeiro rei de Israel e se afastou do Senhor ao longo da trama de Reis. Carlo Porto foi o responsável por viver essa mudança intensa do personagem, que teve um fim trágico. Após perder os filhos na batalha contra os filisteus, o rei se viu cercado pelos inimigos e se lançou sobre uma espada na reta final de A Perseguição. Em entrevista ao site oficial, Porto falou sobre a despedida da série e contou que o sentimento é de dever cumprido. 

"Foi muito difícil dar conta dele, porque a história é riquíssima. Ele começa como homem do campo, pai de família, com a vida em ordem e bem estruturada. Era um homem sem muitas expectativas. E, de repente, cai no colo dele a responsabilidade de comandar a nação. A partir desse momento, começamos a ver como ele lida com isso."

O personagem passou a apresentar pequenos desvios no comportamento depois da coroação e, ao longo do tempo, começou a desobedecer a Deus. As atitudes de Saul fizeram com que ele fosse rejeitado pelo Senhor. Mas o israelita não aceitou isso e perseguiu o novo escolhido, Davi (Cirillo Luna). Durante a trama, Porto passou por muitas sequências marcantes que mostraram as nuances de Saul.

A relação entre Saul e Davi passou por muitos altos e baixos ao longo da trama de Reis
A relação entre Saul e Davi passou por muitos altos e baixos ao longo da trama de Reis A relação entre Saul e Davi passou por muitos altos e baixos ao longo da trama de Reis

"Sabia que seria difícil. [Fiz] cenas que me exigiram muita concentração, mas acho que posso olhar para a minha trajetória com muito carinho e orgulho, porque acredito que foi entregue um excelente trabalho".

O rei foi atormentado por um espírito mau durante a quarta temporada e, em vários momentos, se descontrolou com Jônatas (Miguel Coelho) e Ainoã (Francisca Queiroz).

"Tivemos sequências que exigiram a parte física, como as cenas de guerra na segunda temporada. Lembro que, depois da batalha contra os amonitas, passei 15 ou 20 dias com o corpo dolorido, foi muito difícil. Fora a parte física, as cenas mais difíceis eram aquelas relacionadas à loucura dele."

"Acho que posso olhar para a minha trajetória com muito carinho e orgulho", disse o ator
"Acho que posso olhar para a minha trajetória com muito carinho e orgulho", disse o ator "Acho que posso olhar para a minha trajetória com muito carinho e orgulho", disse o ator

Porto ainda destacou a relação de Saul e Davi, que era harpista do rei na juventude e se tornou um dos guerreiros do exército. Davi começou a incomodar o líder de Israel ao vencer muitas batalhas e ganhar a admiração do povo. Na quinta temporada, com o início da perseguição, a relação entre os dois passou por muitos altos e baixos.

"É um garoto que Saul amava muito e, às vezes, não sabia como lidar com isso. Ele sabia que Davi era melhor do que ele e estava preparado de todas as formas. Saul falou isso e reconheceu para Davi. Então, ele era, sim uma pessoa especial aos olhos do rei."

Segundo o ator, a lição do personagem está relacionada à fé: "Em raríssimos momentos, Saul deu algum espaço para Deus. Então, temos dois homens [Saul e Davi] na história que nos ensinam muito, um pelo exemplo e outro, não. O que fica para mim é essa relação com Deus mesmo. Como é passar pelos problemas da vida e pelas situações do cotidiano distante ou perto dEle. É isso que tento levar para a vida."

Ator falou sobre aprendizados que leva da história de Saul
Ator falou sobre aprendizados que leva da história de Saul Ator falou sobre aprendizados que leva da história de Saul

Nos bastidores, o ator conquistou elenco e equipe, resultado da relação que construiu durante quase um ano de gravação.

"Demos o sangue aqui durante meses. Então, saber disso tudo faz com que o projeto seja ainda mais especial para mim. Dá peso para tudo isso que vivemos aqui dentro. Com certeza, daqui a dez, 15 dias [após as gravações] já vou estar morrendo de saudade."

Reveja o fim da história de Saul em PlayPlus.com. Lá, você também encontra todas as temporadas de Reis para assistir quando e onde quiser. A sexta temporada de Reis, intitulada A Conquista, chega à tela da Record TV em 2023.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.