Marcos Winter celebra fim do ciclo na série Reis
Divulgação/Seriella ProductionsAitofel (Marcos Winter) não deixou de surpreender em Reis. Ao longo de sete temporadas, o respeitado ancião de Israel se mostrou um homem sem escrúpulos. Antigo conselheiro de Davi (Cirillo Luna/Petrônio Gontijo), ele ajudou Absalão (Ricky Tavares) a usurpar o trono do pai. Deixado de lado pelo jovem, o personagem se vingou dele ao matar Maaca (Jakelyne Oliveira/Michelle Martins) e, em seguida, tirou a própria vida.
Em entrevista ao site oficial, Marcos Winter celebra o fim do ciclo na série e comenta os aprendizados que leva dessa intensa experiência.
“Estou em Reis desde a segunda temporada, episódio 19. Aitofel se mata no 183. Cada trabalho que fazemos [enquanto atores] nos traz uma outra realidade. Acho que esse é o grande barato da profissão, poder ver o mundo com muitos olhares diferentes. [Na ficção] Eu sei o que é me matar, ser rico, pobre, advogado, cineasta…”, enumera.
Winter também ressalta o alto nível de entrega e comprometimento com a superprodução: “Foi muito intenso e longo, isso requer uma disciplina absolutamente ferrenha. Entramos em uma rotina que não dá para pensar mesmo em outra coisa. Essa disciplina é uma coisa legal, que sempre vamos adquirindo. Mas não quero levar para mim as atitudes e o caráter de Aitofel, não (risos).”
E um personagem complexo como o ancião merecia um desfecho surpreendente. O ator conta como se sentiu ao gravar a cena da morte e a sensação de encerrar esse ciclo.
“Foi o final de uma trajetória longa, que tem muita história, muitos conflitos, idas e vindas. Sempre tem esse significado e um choque, do encontro com a morte. Foi muito bacana [gravar]. Acho que ficou bem bonito.”
O verdadeiro Aitofel é mostrado ao longo da trama. Primeiro, o público descobre que o ancião teve uma filha fora do casamento, Arrava (Natália Ferrari), que nunca foi assumida pelo pai. Depois, o conselheiro do rei tenta encobrir o pecado da neta, Bateseba (Paloma Bernardi/Anna Lima), com Davi — e é dele a ideia de mandar matar Urias (Roger Gobeth) na frente de batalha.
Por fim, o personagem ainda apoia o golpe de Absalão e sugere que o usurpador tome as concubinas do pai.
Aitofel ajuda a encobrir pecado de Bateseba, vivida por Paloma Bernardi até a sétima temporada
Blad Meneghel/Record TV“Desde o começo da caminhada dele na série, o personagem vem colocando um pouquinho o caráter dele em xeque. Ele foi a favor de ter um rei na época do profeta Samuel [Roberto Birindelli], conseguiram pôr o rei. Ficou ao lado do Davi quando ele entrou no lugar do Saul [Carlo Porto]. Aitofel fez de tudo e instruiu um dos filhos do Davi para se tornar rei. Aí, ele coloca não só as manguinhas de fora como escancara de vez esse caráter”, explica Winter.
O artista lembra que Aitofel tinha um pacto com Talmai (Jorge Lucas), pai de Maaca, para colocar tornar Absalão rei.
“Ele cumpre o plano à risca, faz tudo direitinho, até a hora em que consegue colocá-lo no trono. Mas Absalão dá um ‘chega para lá’ nele, o despreza e envergonha na frente das pessoas, o trata como um servo. Ele se vinga, porque pensava que Absalão tivesse o mesmo sentimento que ele. Aitofel o tratava como um filho”.
Aitofel traça plano para colocar Absalão (Ricky Tavares) no trono de Davi (Petrônio Gontijo)
Divulgação/Seriella ProductionsDesde o início de A Consequência, o público viu que o conselheiro não mantinha mais um bom relacionamento com a neta e os bisnetos por conta do que aconteceu após o pecado.
“O Aitofel é um cara que vive de aparências, um ancião, respeitado, em um status palaciano. […] Ele fica absolutamente ressentido com Davi e Bateseba por conta da confissão que o rei fez, de ter exposto para toda sociedade o que aconteceu. Tudo podia se resolver ali, mas Davi decidiu confessar. O problema de Aitofel com ele foi esse”, analisa o ator.
Ator transitou por diversos núcleos ao longo de Reis
Divulgação/Seriella ProductionsAo longo de tantas temporadas, Winter conta que teve a oportunidade de reencontrar muitos colegas de profissão e conhecer outros tantos, mas evita chamar o desfecho de Aitofel de despedida:
“Da galera que começou a série comigo, não tem mais ninguém. Eu fui passando por todos os elencos. No final, era muita gente, muito personagem novo. E é bacana. Não é uma despedida, é um ‘até já’. Eu não gosto de me despedir, eu choro (risos). A gente se adora [nos bastidores]. São 35 anos que eu faço televisão junto com teatro. Você vai conhecendo muita gente e reencontrando muitas pessoas”, celebra ele.
Reveja toda a trajetória de Aitofel em PlayPlus.com. E continue ligado em Reis — A Consequência, de segunda a sexta, às 21h, na tela da Record TV. Perdeu algum momento? Acompanhe os melhores momentos da semana aos sábados, no mesmo horário.
#FimDeAitofel impressiona o público; veja a repercussão: