Entrevistas "Personagem grandioso, um rei não só pelo posto", destaca Petrônio Gontijo sobre Davi em Reis

"Personagem grandioso, um rei não só pelo posto", destaca Petrônio Gontijo sobre Davi em Reis

Ator assume o papel principal da série a partir da oitava temporada e falou sobre as primeiras impressões do personagem

Petrônio assume o papel em A Consequência

Petrônio assume o papel em A Consequência

Leandro Márcio/Casablanca

A partir da oitava temporada de Reis, intitulada A Consequência, o público vai acompanhar muitas mudanças na história de Davi. Após uma passagem de tempo de 14 anos na trama, Petrônio Gontijo assume o papel do rei de Israel, aclamado até os dias de hoje por sua grandiosidade.

Em um bate-papo com o site oficial, o ator contou detalhes do processo inicial e das primeiras impressões que teve do personagem. Petrônio explicou que vai entrar na trama após a relação de Davi, atualmente interpretado por Cirillo Luna, com Bateseba (Paloma Bernardi/Anna Lima).

“Ele já se resolveu emocionalmente e espiritualmente com Deus, mas vai colher as consequências aqui na Terra e terá que enfrentar muitas adversidades”.

O artista destacou o tamanho do coração de Davi: “Ele se coloca no lugar do outro, e isso é tão difícil hoje em dia. Ele é capaz de sentir a dor e a alegria das pessoas [...]. Acredito que essa alegria do Davi vem do canal dele com Deus, da certeza absoluta que tem da ação de Deus na vida dele. Isso muda a relação do personagem com o mundo. Mas ele, como ser humano, não deixa de sofrer as dores, as perdas e de perder a cabeça, às vezes, também”.  

“É um personagem grandioso, é um rei não só pelo posto, é um rei na ação. Foram as minhas primeiras impressões”, detalhou ele.

Petrônio também disse que começou a observar bastante a atuação de Cirillo Luna durante o início do trabalho.

“Ele consegue fazer o Davi do tamanho do coração que eu imagino que ele tenha. Então, acho muito bonito e uma responsabilidade muito grande dar sequência ao trabalho dele. Estou prestando muita atenção na forma bonita e sincera com que Cirillo está fazendo [o papel]”.

Ator participou de encontro de boas-vindas com elenco da oitava temporada da série

Ator participou de encontro de boas-vindas com elenco da oitava temporada da série

Leandro Márcio/Casablanca

O público pode esperar também por muitas semelhanças físicas entre os atores na pele de Davi. Nos bastidores, é possível até confundir os dois.

“Fiquei muito feliz com o trabalho de caracterização. Conseguimos fazê-lo no primeiro dia, em quatro horas estava pronto. Eles já sabiam muito bem o que queriam, tivemos um resultado muito satisfatório para todos. Eu e o Cirillo somos bem diferentes, e é histórico e bíblico que o Davi era ruivo. Foi interessante que, antes de me convidarem para fazer o Davi, eu sonhei que estava ruivo. No outro dia, me ligaram”, revelou.

E qual o grande desafio de dar sequência a um papel? Segundo Petrônio, é deixar o trabalho crível: “É fazer com que o público acredite que aquele é o mesmo personagem que estava antes. Precisei da generosidade do Cirillo, que foi muito bacana comigo, me recebeu no estúdio, nós conversamos [...]. O mais importante é dar sequência emocional ao personagem. Ele faz o Davi com muita nobreza, e eu espero conseguir juntar [tudo isso] para dar credibilidade”.

No entanto, ele lembra que também existem mudanças em Davi com a passagem de tempo.

“Ao mesmo tempo, os anos passaram, então, não é mais o que era, as pessoas mudam, amadurecem, se transformam. É a mesma pessoa, 14 anos depois. E isso vem com outro peso, outra experiência de vida. Davi era humano, então, isso também é importante de ser colocado nessa passagem de tempo”.

Ator como Pedro em Jesus e Arão em Os Dez Mandamentos

Ator como Pedro em Jesus e Arão em Os Dez Mandamentos

Blad Meneghel e Michel Angelo/Record TV

De acordo com Petrônio, a qualidade do texto da série tem enriquecido o processo: “Está muito bem escrito, com uma poética objetiva, é muito difícil chegar nisso. Ele está sucinto e cheio de entrelinhas. Isso, para o ator, é muito bom, porque os personagens estão absolutamente humanos e aceitáveis, compreensíveis. Acredito que o público vá se emocionar junto com o que for apresentado”, apostou.

Atualmente, Petrônio também pode ser visto como Pedro na novela Jesus, em reexibição nas noites da Record TV, e Arão em Os Dez Mandamentos, exibida à tarde na emissora. A experiência do ator com as produções bíblicas também o ajuda no novo desafio.

“Gosto muito de trabalhar aqui. É sempre um novo começo, mas carregamos a experiência ao mesmo tempo. Fico nervoso como quando foi meu primeiro trabalho, mas aprendi a acreditar que a experiência vai servir (risos). São novelas que me ensinaram muito. Espero trazer o meu melhor, conseguir da mesma forma que eu fiz nas outras, me colocar 100% no trabalho e ter um resultado empático com os telespectadores. Esse diálogo com o público é o mais importante na vida do ator.”

A grande bagagem que Petrônio carrega na arte não o fez perder o frio na barriga e nem o brilho nos olhos.

“A vontade de trabalhar, viver e fazer o trabalho dar certo é a mesma daquele menino que, com 17 anos, saiu de Minas Gerais com um toca-fitas amarelo, ouvindo Barão Vermelho, banda que ele adorava, e foi fazer artes cênicas na Unicamp [Universidade Estadual de Campinas]. É aquele mesmo cara que pegou um ônibus e foi prestar vestibular, com o mesmo brilho. Isso é o que eu mais busco manter em mim, embora a gente perca a inocência, é inevitável. Mas a vontade é a mesma”, finalizou.

Enquanto Petrônio não chega em Reis, acompanhe a sexta temporada da superprodução, intitulada A Conquista: é de segunda a sexta, às 21h, na tela da Record TV. Episódios completos de todas as temporadas estão disponíveis em PlayPlus.com, para assistir quando e onde quiser.

Conheça características marcantes dos personagens da série:

Últimas