Entrevistas Thiago Amaral revisita trajetória em Reis e exalta nuances de Benaia

Thiago Amaral revisita trajetória em Reis e exalta nuances de Benaia

Ator aponta complexidade e trabalho corporal como principais desafios do personagem na série

  • Entrevistas | Gabriel Alberto, do site oficial

Thiago Amaral destaca integridade do guerreiro Benaia

Thiago Amaral destaca integridade do guerreiro Benaia

Divulgação/Seriella Productions

Benaia, interpretado por Thiago Amaral durante três temporadas da série Reis, foi um dos mais fiéis Valentes de Davi (Cirillo Luna). E, apesar do pecado cometido pelo amigo, mostrou-se leal ao israelita ao confiar em sua redenção.

Meses após encerrar a sua participação na superprodução, Thiago Amaral reviveu alguns dos momentos mais emblemáticos do guerreiro, além de relembrar como se preparou para o projeto e as reflexões obtidas através do personagem. 

“Fico muito feliz com a oportunidade de fazer um projeto que transforma tantas vidas. Muita gente vem falar comigo sobre a amizade do Benaia, do quão fiel ele era ao Davi. Não soltou a mão dele, mesmo sabendo que tinha um pecado muito grave nas costas. Ele sempre acreditou na força dessa amizade e confiou na redenção do Davi”, ressaltou Thiago em entrevista ao site oficial

O ator relembrou essa amizade em uma sequência em especial: “Tenho a memória muito nítida da cena em que o Benaia descobre que tem algo errado. Aquilo foi um marco para mim, porque ele se viu questionando a própria realidade. Será que o amigo, uma referência, sucumbiu? Depois que ele descobre, vem a confiança de que o Davi daria a volta por cima. E no último episódio em que o Davi agradece a Benaia pelo apoio e se desculpa, o Benaia o acolhe. Acho que a palavra dele seria acolhimento. Ouço muito de como essa amizade inspirou as pessoas, porque é verdadeira, ele enxergou os erros e ainda assim confiou no amigo".

Na série, Thiago revela que teve a oportunidade de mergulhar nas diversas nuances de Benaia: “Me possibilitou explorar tudo aquilo que gosto no meu trabalho. Além da complexidade, ele era um guerreiro, fiz cenas na água, luta na chuva, no deserto... Explorei toda a fisicalidade dele e gosto muito de trabalhar isso em todos os meus personagens, de descobrir como ele se movimenta, como se relaciona e como corporificar esses personagens. Sempre é uma diretriz para mim”, reforçou o ator. 

Apesar de ter se entregue ao Pecado, Benaia confiou na redenção de Davi

Apesar de ter se entregue ao Pecado, Benaia confiou na redenção de Davi

Divulgação/Seriella Productions

Ele apontou ainda que o fato de ser uma trama que se passa em um período muito diferente do atual, permitiu o estudo de uma movimentação e uma forma de atuar diferentes. 

“É um personagem completo e ainda há o registro de época. A gente tem um olhar diferente de um trabalho contemporâneo. O tempo e a orientação da cena mudam, faz com que as texturas, os cheiros e os gostos sejam diferentes. A tempestade de areia foi um registro que modificou muito a interpretação. Considero os estímulos do ambiente de época a 'cereja do bolo'. Adoro trabalhar com essas interferências", garantiu. 

Com uma trajetória tão bela e revigorante na série, o ator compartilhou que aprendeu muito com os dilemas e conflitos de Benaia e absorveu muitos ensinamentos do projeto. 

“Acho que passei a olhar com mais calma para as relações, esses tempos da nossa vida que automatizamos. Tenho muita gratidão. Essa é a palavra para resumir a minha passagem por Reis, porque é muito legal participar de um projeto assim, que não é só entretenimento. Reis traz história, sociologia e também a esperança, transforma vidas. Me sinto honrado de ter mais essa oportunidade, de levar e fazer parte desse quebra-cabeça imenso, são muitas pessoas no set. É um trabalho em equipe. O resultado que a gente encontra na tela é a multiplicação de muitos talentos atrás das câmeras”, elogiou. 

Sobre o retorno do público, Thiago revelou que a repercussão da amizade entre Benaia e Davi o levou a refletir sobre as relações nos dias de hoje. 

“Estamos em uma época em que as relações são muito voláteis. O nosso cotidiano é rápido, não temos tempo de parar para ouvir as pessoas, conversar, é tudo muito dinâmico com internet e redes sociais. Então, acho que essa referência de amizade inspira mesmo as pessoas. E é sobre isso que ouço muito. E também a relação dele com a esposa, a Ariela (Malu Falangola). Houve um plot twist (mudança radical na direção esperada ou prevista) a partir do momento em que eles entregam o casamento para Deus, a partir daí a vida do Benaia caminhou para um sentido muito mais harmônico com ela”, explicou. 

O casamento de Ariela e Benaia passou por dificuldades no início

O casamento de Ariela e Benaia passou por dificuldades no início

Divulgação/Seriella Productions

Parceria fora de cena

Após terminar as gravações da superprodução, o ator voltou ao Rio Grande do Sul para reencontrar a filha e a esposa, a quem é extremamente grato pela parceria: “Durante um ano e nove meses, a gente precisou se organizar de várias formas e, agora, estamos resgatando a nossa vida com os três juntos”. 

Além de Benaia, Thiago ainda foi responsável por viver Micael na primeira temporada, A Decepção. Durante o papo com o site oficial, o ator avaliou o ano de 2023:

“Foi um ano de muita luta, resiliência e amizade. Encontrei muitos amigos e fiz muitos outros em Reis. Levo lembranças bonitas do nosso grupo dos Valentes e dos bastidores. A gente trabalha sempre com um ambiente muito legal e isso faz a diferença. Depois de uma experiência como essa, me torno um artista melhor. Fecho 2023 muito feliz e grato por essa oportunidade”.

O ator também detalhou a importância da série em sua trajetória profissional:

Reis é um projeto que explora ao máximo a capacidade mental e física, e de concentração. E a longevidade desse projeto só é possível porque temos muitos talentos trabalhando. Agradeço profundamente a Cristiane Cardoso (autora da série) pela oportunidade e por conduzir esse projeto, e também os nossos diretores que estavam ali diariamente, fazendo da forma mais segura, agradável e leve possível. Em um ano e nove meses, a gente acaba formando uma família”, concluiu.

Gostou de relembrar a história de Benaia em Reis? Então, reveja todos os episódios no PlayPlus.com. A décima temporada da série, A Decadência, estreia em abril de 2024 na RECORD.

Relembre a juventude de Davi na série:

Últimas