Ana Carolina Cury conversa com o historiador Ariel Horovitz em Gilgal, Israel
Divulgação/Fora de SérieO podcast Fora de Série foi até Israel para mostrar evidências do período histórico retratado na série Reis. No primeiro episódio da edição especial, exibido na quinta-feira (4), a jornalista Ana Carolina Cury conversou com o historiador e diretor do Instituto Moriah Center, Ariel Horovitz. O especialista trouxe curiosidades sobre Gilgal, às margens do Vale do Jordão, local da coroação de Saul (Carlo Porto).
"Gilgal é o lugar onde Samuel [Roberto Birindelli] coroou Saul, é onde todo o povo se reunia. [Também teve] Declaração de guerra. Inclusive, Saul, bem no início do seu reinado, enfrenta muitas batalhas", destacou Horovitz.
Povo de Israel se reunia em Gilgal para anúncios importantes
Divulgação/Record TVAlém de ser marcado pela ascensão do primeiro rei de Israel, o cenário também está presente em diversas passagens do Antigo Testamento. “Gilgal é mencionado 39 vezes na Bíblia como um lugar de acampamento, culto religioso e sacrifícios”, explicou o historiador.
Naquela época, os sacríficos eram uma importante demonstração de temor a Deus. “Antes de uma guerra, por exemplo, o povo de Israel pedia a benção do Senhor para garantir a vitória”, disse Horovitz.
Israelitas faziam sacríficos para Deus na região de Gilgal
Reprodução/Record TVTambém há evidências em Gilgal do caminho usado pelos sacerdotes para fazer cerimônias. “Essas pedras são testemunhas do que aconteceu há mais de três mil anos. Ninguém mexeu, está como os sacerdotes deixaram naquela época. É provável que Samuel tenha passado por aqui”.
Para conferir mais curiosidades, assista ao bate-papo na íntegra:
Reis - A Rejeição estreia na próxima quarta-feira (10), na tela da Record TV. Antes disso, assista ao resumo das duas primeiras temporadas da série, às 21h. Veja também os episódios completos da superprodução no PlayPlus.com.