Novidades Podcast Fora de Série apresenta indícios da existência do gigante Golias em Israel 

Podcast Fora de Série apresenta indícios da existência do gigante Golias em Israel 

Episódio desta quinta-feira (9) explorou o Parque Nacional de Tel Tzafit, onde ficam as ruínas da cidade que teria sido Gate

Podcast Fora de Série explorou Parque Nacional de Tel Zafit, em Israel

Podcast Fora de Série explorou Parque Nacional de Tel Zafit, em Israel

Divulgação/Fora de Série

O podcast Fora de Série continuou a busca por fatos históricos sobre os filisteus no Parque Nacional de Tel Zafit, em Israel, onde ficam as ruínas da cidade que teria sido Gate na época retratada em Reis. No episódio desta quinta-feira (8), a jornalista Ana Carolina Cury e o especialista em história bíblica Miguel Nicolaevsky apresentaram evidências que comprovam a existência do gigante Golias. Ele será enfrentado por Davi na quarta temporada da superprodução. 

O especialista destacou o principal indício de que as ruínas já foram o lar do gigante no passado. "Aqui [Gate], apareceu uma casa onde há dezenas ou centenas de fragmentos, todos eles escritos 'Golias'. É fantástico ver que um lugar como esse ainda existe em Israel". 

Mais achados arqueológicos também comprovam que a região era habitada por filisteus. "Temos diversos indícios que nos revelam isso, como a cerâmica, que vinha da região do Mar Adriático, do Mediterrâneo ou da região das ilhas gregas, e também a dieta alimentar. Os judeus não comiam carne de porco, mas os moradores desta cidade comiam. Outra característica é o culto deles, estatuetas dos deuses dos filisteus foram encontradas aqui", explicou Nicolaevsky. 

Outra curiosidade sobre a cidade dos filisteus são as grutas de giz. "É muito comum aqui na região das colinas da Judeia. O giz era usado pelos filisteus com dois objetivos básicos. O primeiro deles era para fazer acabamento nas casas. O outro era para criar uma espécie de reboco dentro dos fornos, onde eram fundidos os metais”, contou o especialista. 

Quer ver os detalhes do Parque Nacional de Tel Tzafit? Assista ao episódio completo:

Continue acompanhando Reis – A Rejeição, de segunda a sexta, às 21h15, na tela da Record TV. Episódios completos estão disponíveis em PlayPlus.com.

Últimas