Após descobrir que Sâmila foi violentada por Finéias, Micael a consola e a pede em casamento em Reis
Reprodução/Record TV
Como os casamentos eram organizados/arranjados naquela época?
Os casamentos nos tempos bíblicos nem sempre eram feitos por amor em si, mas para o benefício mútuo de ambas as famílias envolvidas. As uniões eram geralmente arranjadas pelos pais da noiva e do noivo, e começavam com um noivado.
Os sentimentos da noiva e do noivo sobre o casamento geralmente não eram levados em consideração, e era possível que o casal nunca tivesse se conhecido antes do noivado.
Os noivados podiam ser combinados quando o casal era muito jovem. Nesses casos, o noivado duraria até que a noiva e o noivo tivessem idade suficiente para se casar. Ao contrário da prática de muitas outras culturas, em que o pai da noiva pagava um dote à família do noivo, na cultura da região, o pai do noivo pagava um preço de noiva, ou mohar, como se diz em hebraico, à família da noiva para negociar o casamento.
O noivo também dava um presente à noiva chamado mattan, que se tornava parte da propriedade que a noiva traria para o casamento. Esses presentes nem sempre eram monetários; poderiam ser bens ou mesmo serviços prestados à família da noiva.