Conteúdo exclusivo "É uma área para pessoas criativas e resistentes", confidencia chef

"É uma área para pessoas criativas e resistentes", confidencia chef

Após encantar o público do Top Chef Brasil, Natália Rios dá dicas preciosas para quem deseja seguir seus passos na profissão

Natália foi a oitava eliminada do reality, mas ganhou dois prêmios individuais como melhor prato

Natália foi a oitava eliminada do reality, mas ganhou dois prêmios individuais como melhor prato

Antonio Chahestian/Record TV

Natália Rios impressionou o público do reality gastronômico Top Chef Brasil com talento, ética e personalidade. A oitava eliminada da competição deixou saudade após momentos memoráveis, como a prova em que ela preparou a sobremesa que impressionou a rainha Xuxa Meneghel.

Em entrevista ao site oficial, a cozinheira de 32 anos compartilhou sua trajetória e deu conselhos para quem deseja se aventurar no mundo da alta gastronomia.

Apesar de seu amor pela cozinha, ela não se imaginava chef na juventude e chegou até a estudar para outro curso. A mudança aconteceu após se deparar com um programa de bolsa do governo que a ajudou a cursar gastronomia com isenção de mensalidade. "Por se tratar de um curso com custos muito caro (insumos e equipamentos) sem essa oportunidade, talvez eu nunca teria feito esse curso", conta.

Natália Rios em 2011, no evento Millesime São Paulo, pelo Eñe Restaurante

Natália Rios em 2011, no evento Millesime São Paulo, pelo Eñe Restaurante

Arquivo Pessoal

Uma questão recorrente para pessoas que sonham se tornar chefs profissionais é a obrigatoriedade do diploma em gastronomia. Segundo ela, fazer um curso de graduação pode ajudar a conseguir boas oportunidades, mas isso não significa que seja indispensável: "Há mais de dez anos nessa área, posso garantir que o talento pode te colocar à frente de muita gente que, mesmo estudando, não leva muito jeito. É uma área para pessoas muito criativas e resistentes mental e fisicamente."

Conselhos de uma grande chef

Natália deixa saudades no Top Chef Brasil

Natália deixa saudades no Top Chef Brasil

Reprodução/Record TV

Natália dá dicas preciosas para quem está começando e revela que o primeiro passo é provar tudo sem grandes receios."Às vezes, achamos que não gostamos de algum ingrediente, mas pode ser apenas a memória de uma receita mal executada, então prove de novo!", aconselha. 

Para pessoas com restrições alimentares, Natália diz que isso não é um problema. "A gastronomia é uma área tão vasta que até para pessoas que têm restrições alimentares, é possível achar um nicho para ser destacar."

Também é importante ter iniciativa e correr atrás de oportunidades. A chef indica procurar vagas de trabalho em todos os restaurantes de interesse. "Como é uma área em constante crescimento, é muito comum abrir a vaga que você almeja do dia para noite, então esteja no radar", disse.

Mas qual utensílios não podem faltar na cozinha de um grande chef? Natália não tem dúvidas: sua faca favorita e uma chaira — um tipo de afiador de facas. "Com essas duas, não importa a cozinha que esteja, você conseguirá cozinhar sem passar nervoso", revelou a chef, que faz questão de levar seu kit em todas as viagens que faz e sabe que haverá uma cozinha disponível.

Acompanhe a reta final de Top Chef Brasil, que vai ao toda sexta-feira, a partir das 23h, na tela da Record TV!

Últimas