Novidades "Serei criterioso, detalhista e sempre justo", diz Emmanuel Bassoleil sobre Top Chef Brasil

"Serei criterioso, detalhista e sempre justo", diz Emmanuel Bassoleil sobre Top Chef Brasil

Segunda temporada do reality show estreia nesta quarta (15), a partir das 22h30, na Record TV

Emmanuel Bassoleil é um dos jurados da segunda temporada do reality gastronômico

Emmanuel Bassoleil é um dos jurados da segunda temporada do reality gastronômico

Antonio Chahestian/Record TV

Emmanuel Bassoleil é um dos jurados da segunda temporada do Top Chef Brasil, que estreia nesta quarta (15), a partir das 22h30, na Record TV.

O chef tem mais de 40 anos de carreira e é o responsável, há mais de 15 anos, pela cozinha do hotel Unique e do restaurante Skye, considerado um dos melhores estabelecimentos de hotéis pela revista Hotel’s Magazine. Já ganhou dezenas de prêmios e foi o primeiro chef do Brasil a receber a Ordem da Academia Culinária da França, em 1998. É autor de alguns livros, incluindo Os Sabores da Borgonha.

O que o público pode esperar da segunda temporada do Top Chef Brasil?

Se a primeira temporada já foi gostosa, a segunda vai ser mais deliciosa, com sabores diferentes e temperos apimentados.

Qual será o seu nível de exigência nas provas e nos desafios propostos?

O mesmo de sempre, seja no Top Chef ou no comando da minha cozinha. Serei criterioso, detalhista e sempre justo.

O que um competidor jamais pode fazer em uma cozinha do Top Chef?

Não pode viajar na maionese e fazer algo que nunca tenha feito ou que não saiba fazer.

Os participantes já conhecem a dinâmica do reality show. O que fazer para tirá-los da zona de conforto e surpreendê-los?

O próprio nível de cada uma das provas não deixa ninguém na zona de conforto. E como elas são diferentes, eles tendem a ficar sempre atentos.

Quais as diferenças pontuais entre os competidores da segunda temporada e da primeira temporada?

Os profissionais da segunda temporada, por já conhecerem a dinâmica da competição, estão ainda mais preparados.

A estreia do Top Chef será na mesma semana do MasterChef. Como você avalia a concorrência? Há público para dois realities de gastronomia?

Há público, sim, para todos os programas gastronômicos. Um atende os chefs amadores, outros os profissionais. Da mesma que dois restaurantes podem funcionar e ter público na mesma rua, dois ou mais programas deste gênero podem estar no ar ao mesmo tempo.

Ao longo das gravações, você também ficará confinado para, em contato com o exterior, evitar o contágio do coronavírus? 

Continuarei seguindo os protocolos de saúde que segui nos últimos meses, desde o início da pandemia e da necessidade do distanciamento social.

Além do Top Chef, que projetos que desenvolvia tiveram de ser interrompidos por conta da pandemia?

Minhas atividades dentro do hotel Unique.

O que fez ao longo desses mais de cem dias de isolamento social?

Passei a cuidar mais da minha saúde, fazendo atividades físicas em minha casa mesmo e cuidando da minha alimentação. Com isso, consegui perder 10 kg. Além disso, criei um serviço de delivery para o Unique, que não existia, e formulei um novo cardápio. Fiz também algumas lives no Instagram.

Você atua em uma área bastante sensível da economia em tempos de pandemia que é a da gastronomia. Você acha que haverá uma diminuição de clientes, que, em um primeiro momento, estarão receosos de sair para comer fora? 

Infelizmente, não temos esta resposta ainda. Mas acredito que, em um primeiro momento, a clientela vai diminuir. Vamos ter nos reinventar, com certeza.

O que você acha deste boom de receitas que foram criadas ou realizadas durante o isolamento social pelo público na internet? Muitos anônimos e famosos se aventuraram na cozinha durante o confinamento. Podem surgir bons talentos nessa hora?

Não sei se irão surgir novos talentos na cozinha, mas com certeza vão aparecer novos sucessos do Instagram. Eu me divirto assistindo a alguns vídeos postados nesta rede social. Acho super positivo, pois nunca se falou tanto em gastronomia e nunca se brincou tanto de chef em casa.

Você também chegou a se aventurar na cozinha e a fazer receitas durante o isolamento?

Eu não criei nada, mas cozinhei clássicos. Tirei do baú alguns velhos cadernos, com receitas de que havia me esquecido. Também mexi nos livros de receita de minha mãe.

Quer saber alguns truques na cozinha dignos de um Top Chef? Acesse aqui

A segunda temporada do Top Chef Brasil estreia nesta quarta (15), a partir das 22h30, na tela da Record TV.

Últimas