Espaço Artesanal Eisenbahn Eisenbahn: conheça a origem da maior cervejaria artesanal do Brasil

Eisenbahn: conheça a origem da maior cervejaria artesanal do Brasil

Eduardo Picarelli, diretor de Marketing do Grupo Heineken no Brasil, fala sobre a história e os prêmios conquistados pela marca

“A parceria com o Top Chef Brasil vai nos ajudar a espalhar o conhecimento cervejeiro para um público apaixonado por gastronomia”, avalia o executivo

“A parceria com o Top Chef Brasil vai nos ajudar a espalhar o conhecimento cervejeiro para um público apaixonado por gastronomia”, avalia o executivo

Divulgação/Eisenbahn

Cerveja sempre foi uma paixão nacional e, nos últimos 13 anos, o gosto do brasileiro pela bebida gelada ganhou um expoente a mais: o acesso ao mundo maravilhoso e gourmetizado das cervejas artesanais. Entre 2008 e 2018, houve um crescimento significativo no setor. Dados disponíveis no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informam que entre 2008 e 2018 o número de cervejarias artesanais no País ficou quase 12 vezes maior.

No mesmo ano dessa pesquisa, em 2018, um estudo publicado pela Global Craft Beer Market revela que o segmento movimentou globalmente cerca de 38 bilhões de dólares no período. A tendência se consolida e a expectativa é de que, até 2023, esse mesmo mercado cresça mais 14%.

É um potencial e tanto, que justifica a oferta cada vez maior de produtos artesanais nas prateleiras dos supermercados. Diante desse cenário, o brasileiro que adora uma boa cerveja sai ganhando em qualidade e na quantidade de novas experiências disponíveis no universo cervejeiro. Hoje, é possível encontrar com mais facilidade marcas consolidadas e que antes eram restritas às privilegiadas comunidades dos apreciadores de paladar mais exigente.

A Eisenbahn faz parte dessa lista. Fundada em Blumenau em 2002 pela família Mendes, “a cerveja foi desenvolvida com o objetivo de democratizar o acesso às cervejas artesanais e ser uma porta de entrada para o público nesse universo”. É assim que o Diretor de Marketing do Grupo Heineken no Brasil, Eduardo Picarelli, define a criação da Eisenbahn.

Rótulos premiados

Portfólio da marca tem quatro tipos de cerveja: Pilsen, Weizenbier, Pale Ale e American IPA

Portfólio da marca tem quatro tipos de cerveja: Pilsen, Weizenbier, Pale Ale e American IPA

Divulgação/Eisenbahn

Ele explica que “a marca é uma cervejaria brasileira com alma alemã; produz seus rótulos de acordo com a Lei Alemã da Pureza (1516) e já recebeu mais de 100 prêmios”. Seu portfólio é composto por quatro tipos de cerveja: Pilsen, Weizenbier, Pale Ale e American IPA (India Pale Ale). Essas são as bebidas regularmente à venda, mas na carta sazonal da empresa entram ainda os rótulos Rauchbier, Dunkel, Weizenbock, Strong Golden Ale, 5 Dry Hopped e Kölsch. Desde 2017, a distribuição nos pontos de venda é feita pela divisão de cervejas craft do Grupo Heineken no Brasil, integrante do portfólio de empresas da Brasil Kirin Holding S.A.

Essa aquisição faz parte da estratégia do Grupo Heineken no Brasil em levar ao consumidor produtos acima da média em matéria-prima, apresentação e entrega. Como explica Picarelli, “a Eisenbahn foi uma das primeiras a produzir cervejas especiais no Brasil. Sempre batalhamos, desde o início, para fazer bebidas com o mesmo nível de qualidade comparados às melhores do mundo. O mercado vive um momento muito especial, com pessoas entusiasmadas e apaixonadas. Muitas cervejas produzidas no Brasil estão, sem dúvida, entre as melhores do mundo. Isso era impensável há 19 anos”.

Parceria com Top Chef e Portal R7

A nova temporada do Top Chef Brasil reserva muitas surpresas para o público

A nova temporada do Top Chef Brasil reserva muitas surpresas para o público

Edu Moraes/ Record TV

O diferencial das cervejas produzidas pela Eisenbahn está totalmente ligado à seleção criteriosa dos ingredientes e ao respeito em sua manipulação, para obter uma cerveja inigualável em aromas, cores e sabores. Eisenbahn, em todas as suas versões, é uma marca atrelada e fiel à Lei Alemã da Pureza. “São produtos gastronômicos, que harmonizam com os mais diversos pratos”, enfatiza Eduardo.

Esse alinhamento é tão genuíno e enraizado na marca que naturalmente abriu espaço para um projeto em comum com o Portal R7.com: a criação de um canal de conteúdo em parceria com o reality show Top Chef. A partir de setembro, a equipe Multiplataforma do R7 irá produzir conteúdos exclusivos para os amantes do programa e da harmonização de pratos incríveis com as melhores cervejas.

“Acreditamos no conteúdo de qualidade e no entretenimento como ferramenta de disseminação de conhecimento, cultura e informação. A parceria com o Top Chef Brasil vai nos ajudar a espalhar ainda mais o conhecimento cervejeiro para um público apaixonado por gastronomia, através do seu formato informativo e democrático”, conta Eduardo. “Isso estimula novos consumidores a descobrirem o universo de cervejas artesanais”.

Além disso, ele afirma que a oportunidade é excelente para educar o consumidor a adquirir novos hábitos através de incríveis experiências. “Vamos levar a cultura da cerveja artesanal craft a um número cada vez maior de pessoas. Nossa intenção é que o público descubra o universo da cerveja artesanal, que vai muito além da Pilsen, e também entenda que existem inúmeros estilos que podem ser harmonizados com diversos tipos de pratos, ocasiões e clima”, conclui.

Eisenbahn. Isso é qualidade artesanal.

Últimas