Entrevistas "O tucupi corre nas minhas veias", brinca Arturo Baéz após Top Chef Brasil

"O tucupi corre nas minhas veias", brinca Arturo Baéz após Top Chef Brasil

Chef paraense compartilhou projetos futuros e relembrou a passagem pelo reality show culinário da Record TV

  • Entrevistas | Bianca Barbosa, do site oficial

Arturo Baéz apresenta a culinária amazônica para outros estados do Brasil

Arturo Baéz apresenta a culinária amazônica para outros estados do Brasil

Reprodução/Instagram

Ficou um gostinho de “quero mais” para Arturo Baéz no Top Chef Brasil 4. O paraense foi o terceiro eliminado do reality, e apesar da vontade de mostrar mais sobre a culinária amazônica, o chef se sente orgulhoso e honrado de ter representado a região Norte no programa comandado por Felipe Bronze, que tem como jurados Emmanuel Bassoleil e Janaina Torres Rueda.

Arturo fala com carinho dos ingredientes da Amazônia, e trabalha duro para que a gastronomia paraense ultrapasse as barreiras regionais: “Quero mostrar que cabem na mesa de qualquer lugar, harmonizam muito bem em vários tipos de preparo e em muitos segmentos da gastronomia”, explicou o chef.

Entre todas, a iguaria preferida de Arturo é o tucupi, caldo saboroso extraído da raiz da mandioca brava: “O tucupi corre nas minhas veias”, brincou.

Pará na Bagagem

Para que os insumos da Amazônia sejam cada vez mais difundidos, é necessário que as pessoas provem e se encantem. Por isso, Arturo criou o projeto “Pará na Bagagem”, que consiste em rodar pelo Brasil apresentando a culinária paraense em feiras e eventos gastronômicos.

Bregão de Dois é a versão de Arturo do clássico Baião de Dois

Bregão de Dois é a versão de Arturo do clássico Baião de Dois

Reprodução/Record TV

A ideia nasceu há dois anos e meio, em parceria com o Sebrae e as Secretarias de Turismo de Parauapebas e do Estado do Pará. O projeto inicial era apenas documentar em vídeo a viagem, mas o resultado foi muito maior: “Rodamos 16 estados e mais de 100 mil quilômetros de carro. Levando em cada viagem, 400 até 500 kg de insumo".

O prato “Bregão de Dois”, que fez Arturo garantir sua vaga no Top Chef Brasil, já foi servido mais de 12 mil vezes durante o projeto!

“O reality foi a maior experiência da minha carreira”

Logo na primeira prova do programa, que definiria qual participante seguiria no reality, Arturo teve uma grata surpresa: “Me emocionei muito ao ver a foto do meu pai lá”, contou o chef sobre a decoração escolhida para recebê-lo na estreia do Top Chef Brasil.

“A melhor parte foi me dar conta que estava no maior reality de gastronomia do mundo, representando a região Norte e representando a minha família, especialmente meu pai”, disse emocionado. Apesar do herói de Arturo não estar mais aqui, foi o responsável pelo participante ser cozinheiro, e posteriormente, chef de cozinha.

Além da emoção de ver fotos da sua vida, Arturo se realizou profissionalmente ao conhecer os jurados do reality: “Foi a maior experiência da minha carreira. Amei conviver com eles. Emmanuel Bassoleil é um lord, a Janaina Torres Rueda, um amor de pessoa, e o Felipe Bronze é uma máquina, o cara é muito bom no que faz”, elogiou.

Na opinião do paraense, o programa une visibilidade, convivência com outros chefs renomados e o contato com o trio especialista, “o ponto alto” do reality.

Arturo já era fã do Top Chef, e assistiu à todas as temporadas anteriores: “Poder jantar com Giovanni Renê foi uma experiência fantástica”, comentou sobre o último vencedor do programa.

“No Top Chef não existe perdedor, uns ganham mais e outros menos, mas todos ganham”, avaliou.

Futuro

Arturo pretende apresentar a gastronomia para todos os filhos

Arturo pretende apresentar a gastronomia para todos os filhos

Reprodução/Instagram

Pai de cinco filhos, Arturo se emociona ao falar da família: “São meu maior combustível para continuar cozinhando, fazendo o que eu amo”.

A primogênita, Giovanna, já faz doces para vender na escola. E o segundo filho, Bernardo, acompanha o pai nos eventos. Os dois estão seguindo os passos de Arturo, que pretende mostrar a culinária aos mais novos, Vitor, Valentina e Yasmin, no tempo certo: “É bom eles entenderem o que o pai faz para sobreviver”, explicou.

E em casa de cozinheiros, qual será o carro-chefe do Dia dos Pais? “Vai ser churrasco, apesar de ser do Norte, acho que o churrasco está presente na vida de todo brasileiro”, pensou Arturo. Ele pretende assar peixe fresco na brasa, e cozinhar salada de feijão-manteiguinha. Todos vão colocar a mão na massa!

Para finalizar, Arturo deu a dica de milhões para os próximos participantes do reality: “Estude muito, tente pegar o máximo de referências, prove tudo o que te oferecerem e seja bastante organizado”, elencou.

Pensando no futuro, o chef pretende continuar o projeto Pará na Bagagem e criar um restaurante focado em gastronomia amazônica: “O restaurante sai em 2024, e antes disso, eventos e feiras de gastronomia com o projeto!”

Curtiu acompanhar a história de Arturo? Você não perde por esperar as próximas emoções de Top Chef Brasil 4! O programa vai ao ar todas as quartas e quintas, às 22h45, na Record TV. Acompanhe as novidades do reality no site oficial e os episódios completos no PlayPlus.com!

Relembre a passagem de Arturo no reality:

Últimas