Receitas Aprenda a fazer a choux cream de blueberry da chef Victória Teles

Aprenda a fazer a choux cream de blueberry da chef Victória Teles

O doce foi o melhor do Desafio de Eliminação do Top Chef Brasil e rendeu a Faca de Ouro para a competidora

A choux cream tem massa de bomba de padaria, recheio de creme e crosta crocante!

A choux cream tem massa de bomba de padaria, recheio de creme e crosta crocante!

Reprodução/Record TV

Reproduzir o prato de uma grande chef não é tarefa fácil, ainda mais uma choux cream, que exige atenção e organização! Mas para Victória Teles, nada é impossível na cozinha: ela não só reproduziu o doce com perfeição no Desafio de Eliminação do Top Chef Brasil, como também recebeu elogios da chef Vivi Wakuda e conquistou a Faca de Ouro.

Vic compartilhou o passo a passo da receita com o site oficial, e agora você também pode experimentar a choux cream perfeita! Teste em casa e mande o resultado para a #EuTopChef! Seu prato pode aparecer na TV, site oficial ou redes sociais do programa.

Choux cream de blueberry

Victória Teles

INGREDIENTES:

PATE A CHOUX (massa)
150g de água
100g de leite
100g de manteiga
150g de farinha de trigo
3g de sal
6g de açúcar
4 ovos

CRAQUELIN (casquinha)
80g de manteiga
80g de açúcar
100g de farinha

CREME DIPLOMATE
500g de leite
160g de açúcar
6 gemas
40g de farinha
30g de amido de milho
8g de gelatina em pó
400g de creme de leite fresco
1 fava ou extrato de baunilha

GELEIA DE MIRTILO
200g de mirtilo
30g de açúcar
1 limão espremido
50ml de água

PREPARO:

• Primeiro o craquelin:
Misturar a manteiga e açúcar e depois juntar a farinha. Abrir a massa bem fina entre duas folhas de plástico ou papel manteiga. Marcar com aro de 3cm e levar no freezer até o uso.

• Massa pate a choux:
Ferva a água, o leite, açúcar, sal e manteiga. Depois, coloque de uma vez a farinha peneirada e mexa vigorosamente até a massa ficar homogênea e soltar do fundo.

Coloque a massa na batedeira com raquete. Deixe bater por uns 3 minutos só a massa, coloque os ovos (um a um), sempre batendo. O ponto da massa é quando ela cair em formato de “V”. Não pode estar muito mole.

Com um saco de confeitar, pingue na assadeira com espaço uma na outra. Coloque em cima os discos cortados da massa de craquelin, um em cada. Asse no forno de 200 graus por 30 minutos, até a parte da massa que abriu na fornada começar a dourar.

Para fazer o creme:
Hidrate a gelatina com 40ml de água fria. Em seguida, aqueça o leite com fava de baunilha aberta, ou extrato de baunilha.

Em outro bowl, bata as gemas com açúcar e depois acrescente a farinha. Despeje a metade do leite quente nas gemas e dissolva completamente. Volte à panela e cozinhe o creme.

Deixe cozinhar entre 3 a 5 minutos depois da fervura. Retire do fogo, acrescente a gelatina e dissolva bem. Passe para um bowl, coloque o filme plástico em contato e deixe esfriar na geladeira.

Na hora de finalizar, bata o creme com fouet, até ficar bem liso. Depois, bata o creme de leite fresco até o ponto de chantilly. Incorpore o creme batido no creme de confeiteiro.

Para a geleia:
Leve todos os ingredientes ao fogo e deixe cozinhar até ficar um pouco mais espesso.

Finalização:

Coloque o bico liso bem fino no saco de confeitar. Faça um furinho embaixo da choux e encha bem com os recheios. 

*DICA DA CHEF:

Acrescente os ovos aos poucos, para não perder o ponto da massa. Um pouco a mais pode deixar ela muito mole.

Deixe o creme gelar e a massa esfriar antes de rechear as choux, assim fica tudo na textura correta.

Curtiu a receita? Agora corre para a cozinha e teste! Não esqueça de marcar a #EuTopChef nas redes sociais com o resultado do preparo.

O Top Chef Brasil 4 vai ao ar todas as quartas e quintas, às 22h45, na tela da Record TV. Fique por dentro das novidades do programa no site oficial e acompanhe os episódios completos no PlayPlus.

Relembre o Desafio de Eliminação:

Últimas