Aparelhos e Siglas

A- A+

•Televisor Analógico:
Possui um sintonizador interno que permite receber as transmissões analógicas, mas não recebe transmissões digitais, necessitando, para isso, de um conversor digital (Set-Top-Box) para a recepção do sinal digital.

•TV de tubo (CRT) :
CRT é um acrônimo para a expressão inglesa cathode ray tube, que em português significa “tubo de raios catódicos”. Também conhecidos como Cinescópio. Dentro de sua TV existe um tudo onde encontramos duas placas: uma positiva e outra negativa. Quando a tensão entre as placas é muito alta, gera elétrons, e quando esses atingem a placa positiva, a diferença de energia gera um feixe de luz que atravessa o tubo e para na parte de traz do vidro da televisão, formando a imagem.

•ISDB-TB:
Esse é o acrônimo para Integrated Services Digital Broadcasting – Terrestrial. Faltou o “B” que é de Brasil. A tradução da sigla mostra que é um “Sistema Integrado de Radiodifusão Digital” transmitido por ondas terrestres, ou seja, não é nem a cabo e nem via satélite. Ele foi desenvolvido no Japão e é o sistema de TV Digital desse país. Ao ser adotado no Brasil, ele recebeu atualizações tecnológicas (upgrades) nas partes de áudio, vídeo e interatividade. Então o “B” é para contemplar essas atualizações, mas ele não é mais um sistema de TV Digital; ele é ISDB-T reconhecido pelas organizações internacionais que regulam as telecomunicações no mundo.

•Conversor Digital ISDB-TB :
Componente que converte o sinal da TV Digital para exibição das imagens no televisor. Em inglês, é conhecido como set-top-box. Pode ser vendido separadamente, no formato de conversor “set-top-box”, ou estar incorporado (integrado) ao televisor. Pode oferecer diversos tipos de saídas, dentre elas: HDMI, Vídeo Componente, S-Vídeo ou Vídeo.

•Conversor Digital ISDB-Tb – HD:
É todo conversor digital ISDB que possui saída de sinal em Alta Definição – HD.

•Televisor Digital:
Possui um sintonizador interno que permite receber as transmissões digitais sem necessidade de um conversor digital. Também pode receber transmissões analógicas.

•TV Portátil:
É a recepção em equipamentos portáteis, que podem ou não estar em movimento. Exemplo: televisores e computadores de mão equipados com receptor de TV ou telefones celulares equipados com chip receptor, nos quais o telespectador pode assistir à programação deslocando-se ou não.

•TV Móvel:
É a possibilidade de captar os sinais de TV em dispositivos em movimento: ônibus, trens, metrô, carros, barcos etc.

•TV Plasma:
No painel de plasma, encontramos pequeninas células que contém uma mistura de gazes. Quando uma corrente elétrica passa por essas células, excita o gás, que passa para o estado plasma, gerando luz.

•TV LCD:
Um feixe de luz passa por pequenas células que contém cristal líquido (daí o nome Liquid Crystal Display) controlado por uma corrente elétrica. Assim são geradas as três cores básicas para a formação de imagens vermelho, verde e azul.

•Televisor HD Ready:
Possui sintonizador analógico, mas é capaz de reproduzir imagens com definição de 720p. Com um conversor digital ISDB-Tb, poderá exibir imagens de TV Digital (mas não em sua máxima resolução).

•Televisor FULL HDTV (High Definition TV ou TV de alta definição):
Capaz de reproduzir imagens com definição de 720 ou 1080 linhas horizontais. Os modelos cuja definição nativa é de 1080 linhas, se possuírem a função de varredura progressiva (progressive scan), podem exibir imagens com 1080 linhas de definição horizontal progressiva (1080p), são conhecidos como Full HD. Quando utilizados em fontes de sinal 1080i (ex: transmissões em HD) ou 1080p (ex: DVD de alta definição, HD-DVD ou Blue-Ray Disc), podem exibir a melhor definição disponível em alta definição. Portanto para se ter uma experiência em FULL-HD é preciso uma TV com display 1920 x 1080 (ou 1080p) e uma fonte de sinal também nessa resolução.

•Televisor com conversor digital Integrado:
Independente de sua tecnologia (CRT, Plasma, LCD ou Projeção), é aquele que possui o conversor digital integrado. Isso significa que pode receber sinais de TV Digital no padrão ISDB-Tb (padrão de TV Digital adotado no Brasil), diretamente da antena, sem necessidade de outro equipamento para converter o sinal (conversor).

•HDMI (High-Definition Multimedia Interface):
Este tipo de conexão permite que informações digitais de imagem e som sejam transmitidas juntas sem perda de dados. É a melhor solução no caso de alta definição e, futuramente, será o padrão para reprodução audiovisual. Já disponível em algumas TVs e alguns DVD players, de alta definição.

•S-VIDEO (Separate Video, "vídeo separado" ):
S-Video, também conhecido como Y/C é um sinal de vídeo que carrega dados de vídeo com dois sinais separados (brilho e cor), diferentemente do vídeo composto, que carrega o sinal inteiro em um pacote. O S-Video trabalha na resolução de 480i ou 576i.

•VIDEO COMPOSTO:
O vídeo composto carrega o sinal inteiro em um pacote. Foi desenvolvido tendo como alvo, a compatibilidade entre o sistema de televisão em preto e branco e a cores. Este processo é o que mais sofre deterioração, devido ao maior numero de transformações nos processos de composição do sinal na fonte da imagem, e no processo de decomposição no receptor-monitor.

•VIDEO COMPONENTE:
Vídeo componente é um sinal de video dividido em dois ou mais componentes. Refere-se a um tipo de informação de vídeo que é transmitida ou armazenada como três sinais diferentes, diferentemente de vídeo composto (como NTSC ou PAL-M) em que as informações de vídeo são combinadas em um sinal único. Cabos de vídeo componente não transmitem sinal de áudio.

•4x3:
Proporção de tela das TVs atuais (analógicas), a que estamos acostumados. Para cada quatro partes na largura, temos três partes de altura.

•16x9:
Ao contrário das TVs atuais, nas quais as telas têm a proporção de 4x3, o display da TV Digital tem a proporção de 16x9, mais ampla, mais larga, mais confortável e proporcional à vista humana. Se dividirmos a medida da largura da tela pela medida da altura, teremos a relação de aspecto. A proporção de 16x9 é similar à das telas de cinema.

•Definição:
É o nível de detalhamento que a imagem pode possuir. É medida em número de linhas horizontais x número de pontos em cada linha (pixels), padronizada no sistema ISDB para receptores fixos em: 480 linhas x 720 pixels, 720 linhas x 1280 pixels e 1080 linhas x 1920 pixels; e para receptores portáteis em: 352 x 288 (CIF), 320 x 240 (4:3 QVGA), 320 x 180 (16:9 QVGA), 160 x 120 (4:3 SQVGA) e 160 x 90 (16:9 SQVGA).

•Definição Horizontal:
É o nível de detalhamento que a imagem pode possuir na horizontal. É medida em número de pontos (pixels) e cada uma das linhas, padronizada no sistema ISDB em 720, 1280 e 1920 colunas ou pontos por linha.

•Definição Vertical:
É o nível de detalhamento que a imagem pode possuir na vertical. É medida em número de linhas horizontais, padronizada no sistema ISDB em 480, 720 e 1080 linhas.

A RecordTV informa que não oferece vagas de emprego, prêmios ou participação nos programas por e-mail