A TV Digital transforma cada minúsculo elemento da cena e do som em um número binário formado somente por zeros (0) e uns (1); é a mesma linguagem tecnológica dos computadores. E o que ela traz de diferencial para o telespectador?
O primeiro grande impacto é a alta definição, que aparece na mídia com as siglas HD (High Definition - Alta Definição) ou HDTV (High Definition Television - Televisão de Alta Definição) em inglês. Alta definição significa ver mais detalhes na imagem, como nos cinemas, por exemplo. A introdução da HDTV será gradual, mas as transmissões já iniciaram no formato digital com resolução comum, conhecida como SD (Standard Definition). O telespectador vai sentir a diferença porque as distorções, fantasmas e ruídos da TV Analógica desaparecem, ou seja, temos uma imagem limpa, com riqueza de detalhes e som com qualidade de CD, sendo assim, o principal diferencial da recepção de TV Digital.
Captação de sinal
Para a recepção do sinal digital também necessitamos do uso de antenas. Os sinais da TV Digital estão na faixa de UHF (canais 14 a 69), o que implica na substituição de antenas de VHF (canais 2 a 13) pelas de UHF. A captação poderá ser feita com uso de antena externa ou interna a critério do telespectador. Em condomínios de prédios normalmente o sistema de antena coletiva já opera nas bandas de VHF e UHF, logo será necessário apenas a instalação do receptor ou conversor de TV Digital. Em cidades onde a transmissão de TV é feita por VHF, será necessária a adaptação do sistema de recepção dos prédios para a recepção UHF.
É importante lembrar que, durante o período de transição, os canais de VHF ainda estarão no ar, e deverão ser mantidos até 2016.
Vou precisar trocar de TV para receber o sinal digital ?
Não necessariamente. Haverá um longo período de transição no qual as emissoras transmitirão o sinal digital e o analógico. Para isso, o governo disponibilizará um canal para cada emissora, para que elas possam iniciar as transmissões digitais. Completada a digitalização os canais analógicos serão desligados.
Durante o processo de implantação, teremos duas possibilidades de assistir à TV digital:
- com um aparelho de televisão digital;
- com um decodificador (set top box), que poderá ser acoplado a qualquer aparelho analógico e que transforma o sinal, para que ele possa ser recebido nos televisores atuais.
O chamado Set Top Box (conversor ou decodificador digital) faz a recepção do sinal de TV digital, seleção dos canais e conversão do sinal para uso em televisores convencionais, compatíveis com a atual TV analógica.
Qual a diferença entre a TV de alta definição para a TV convencional?
Além de uma recepção sem ruídos (chuvisco) e sem reflexões do sinal (fantasmas), a grande diferença da TV de alta definição para a TV convencional está na chamada resolução. Ela pode ser percebida na nitidez com que você vê as imagens, na textura dos objetos e nas superfícies. Tecnicamente falando, a diferença entre imagem da TV comum e imagem de TV de alta definição está no número de linhas da tela do seu televisor.
Na tela de TV convencional, mesmo em aparelhos que têm o decodificador para receber sinal digital, cada fração da imagem que você vê é formada por 480 linhas que ocupam a tela em altíssima velocidade. Já na tela de TV de alta definição, a mesma imagem é formada por 1080 linhas. Mais do que o dobro do número de linhas no mesmo período de tempo. O resultado é uma qualidade de imagem muito superior.
Outra grande diferença da TV de alta definição para a TV comum é a abrangência do alcance da câmera, imitando o potencial do olhar humano e ampliando a visão para as laterais. A proporção da tela a que estamos acostumados com as TVs convencionais atuais é 4:3 (para cada quatro partes na largura, temos três partes de altura). Com a TV de alta definição, a proporção fica mais ampliada, com 16:9 (para cada dezesseis partes iguais na largura, nove de altura).
Para ver uma imagem de alta definição verdadeira (1920 pixels na horizontal e 1080 pixels/linhas na vertical) o televisor precisa ter, no mínimo, 42 polegadas (da ordem de 1.07m) de diagonal. Isso equivale a uma largura de 93 cm e altura de 52 cm, porque a largura/altura é 16:9. CUIDADO! As dimensões reais do aparelho são maiores que as da tela e precisam ser consideradas.
Para ver uma imagem de alta definição verdadeira (1920 pixels na horizontal e 1080 pixels/linhas na vertical) o televisor precisa ter, no mínimo, 42 polegadas (da ordem de 1.07m) de diagonal. Isso equivale a uma largura de 93 cm e altura de 52 cm, porque a largura/altura é 16:9. CUIDADO! As dimensões reais do aparelho são maiores que as da tela e precisam ser consideradas.
Ambiente
Outro fator relevante e que deverá ser considerado para um maior envolvimento do telespectador com a imagem é que a distância entre o telespectador e a TV na TV digital diminui. Ou seja, se na TV analógica a distância deve ser de pelo menos sete vezes a altura da TV (o que permite um ângulo de visão de 10o), na TV Digital, transmitindo imagem HD (High Definition - Alta Definição), essa distância cai para 3 vezes, permitindo um ângulo de visão de 30º.
Também muda a qualidade do áudio com a chegada da TV Digital. Enquanto no padrão analógico o som é estéreo (transmitido por apenas dois canais), no digital o som passa a ser Surround 5.1 (se disponibilizado pela emissora), isto é, a transmissão é dividida em cinco canais digitais mais um exclusivo para efeitos.