Vidas em Jogo Guilherme Berenguer fala sobre Francisco: "Tem um lugar muito especial no meu coração"

Guilherme Berenguer fala sobre Francisco: "Tem um lugar muito especial no meu coração"

Protagonista da novela Vidas em Jogo foi o primeiro trabalho do ator na Record TV

Guilherme Berenguer relembra o primeiro capítulo nos Lençóis Maranhenses

Guilherme Berenguer relembra o primeiro capítulo nos Lençóis Maranhenses

Miguel Angelo/Record TV

Guilherme Berenguer lembra com muito carinho de Vidas em Jogo, novela reexibida pela Record TV em comemoração dos 70 anos da emissora. O ator viveu o protagonista da trama, Francisco, e conta que a produção foi uma combinação de fatores positivos. Pernambucano, o artista revela como foi a preparação para o papel e também fala sobre a mudança para os Estados Unidos, onde vive há mais de uma década.

“O Francisco tem um lugar muito especial no meu coração. Vidas em Jogo foi um combinado de coisas: o fato de ser um protagonista com personalidade forte, de ter uma história com o Nordeste, tendo em vista o primeiro capítulo nos Lençóis Maranhenses. Era um personagem que tinha valores e princípios de amizade, uma generosidade para o coletivo, e o bolão da amizade é uma representação disso.”

Essas características de Francisco, inclusive, são o maior ponto de interseção entre o papel e o intérprete, além da ligação familiar. “Gosto muito de ver as pessoas evoluindo e se dando bem na vida. E, para mim, a questão da família [também], aquela coisa visceral [do personagem] de lutar pelos irmãos e buscar os familiares. Sou pernambucano, cresci sendo muito amado, tive muita base", ressalta Berenguer.

Na trama, um grupo de amigos ganha na loteria no sorteio da virada do ano, o que muda a vida de cada um. Entre eles, está Francisco, jovem que perdeu os pais em um acidente e passou a cuidar dos irmãos, que foram levados por um casal. Mais tarde, ele se envolve com Patrícia (Thais Fersoza), filha de sua patroa, Regina (Beth Goulart). A novela foi o primeiro trabalho do ator na emissora, e ele conta que se sentiu muito acolhido na casa.

“Foi um projeto muito bem encaixado, equipe, roteiro, história, a direção minuciosa do Avancini [Alexandre Avancini, diretor-geral], o encontro de elenco. Consigo ver tantas coisas positivas. Fiquei muito feliz, satisfeito em ser o meu primeiro projeto [na Record TV], como protagonista, e em estar junto com uma equipe maravilhosa. E a Cris Friedmann [autora], com uma delicadeza e sensibilidade, acompanhando a narrativa de uma forma muito presente.”

O intérprete de Francisco também destaca como as temáticas abordadas pela produção continuam pertinentes. “A tecnologia e a forma de entregar o conteúdo mudam, mas o ser humano, não. São todas elas [questões] atuais”.

Para viver o personagem, a preparação do ator foi bem completa. Berenguer conta que teve aulas para trabalhar o corpo e a voz, além do acompanhamento com preparadores de elenco. Ele se define como "um ator que canta e que se arrisca a dançar".

Guilherme conta ao site oficial detalhes da sua preparação para viver Francisco

Guilherme conta ao site oficial detalhes da sua preparação para viver Francisco

Record TV/Michel Angelo

"Tive um professor de capoeira, ele trouxe para o meu dia a dia um movimento de corpo que me fazia ter essa habilidade nas cenas de ação e perseguição. Fiz aulas de voz para cantar as músicas de Francisco, e tive preparação de dança também, porque a Rita, personagem da Ju Trevisol, queria entrar para minha banda, e eu fazia uma audição com ela", explica.

Ele ainda ressalta o trabalho com todo o elenco da novela, que reuniu grandes nomes. "Trabalhar com a Thais [Fersoza] e a Ju [Juliana Trevisol] foi maravilhoso. E quero destacar a relação com a Beth [Goulart]. Ela traz um peso de experiência, de legado cultural e artístico para o universo do ator brasileiro por ela, claro, e também pela história dos pais, da família toda ser artista. Era maravilhoso poder ter cenas intensas, e todo dia era um aprendizado, uma mentoria (risos). Foi maravilhoso. Eu realmente estava muito inteiro para o Francisco."

Mudança para os Estados Unidos

O ator mora em Los Angeles há mais de uma década, com a esposa e dois filhos, e diz sentir saudades da conexão com os telespectadores. "Esses dias, eu estava andando e falaram: ‘Olha o marido da Patrícia ali. Aí, Francisco!’. Essa relação com o público é gostosa. Acho que essa novela chegou num momento muito bom, de transformação. A internet mudou muito a TV, e ver a reação genuína do público é maravilhoso".

Berenguer também conta que costumava viajar para os Estados Unidos antes de se mudar. Foi lá onde conheceu a esposa, que já morava em Los Angeles, e os dois começaram um projeto de vida juntos.

"Comecei muito cedo em Recife, meu primeiro trabalho como artista foi aos 17 anos. Acreditei que esse momento era mais pessoal, em que eu poderia me reinventar através do empreendedorismo. Resolvi empreender com produção audiovisual, educação e tecnologia. Acho essa coisa do ator, do artista inquieto, é muito parecida com o empreendedor, que está sempre procurando uma nova solução, uma oportunidade de negócio, de desenvolvimento e crescimento. E comigo não foi diferente".

Acompanhe Guilherme Berenguer como Francisco na novela Vidas em Jogo, de segunda a sexta, às 21h45, na tela da Record TV. Episódios completos da novela estão disponíveis em PlayPlus.com.

Últimas