Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

"Sinto que abri caminho para outras mulheres", destaca a guitarrista Neila Abrahão

Jurada do Canta comigo 5 fala sobre o preconceito que enfrentou na vida profissional e o desafio de avaliar novos talentos

Entrevistas|Do R7

Neila Abrahão conta que comprou sua primeira guitarra com o salário de professora
Neila Abrahão conta que comprou sua primeira guitarra com o salário de professora Neila Abrahão conta que comprou sua primeira guitarra com o salário de professora

A jurada do Canta Comigo 5, Neila Abrahão, quebrou os paradigmas e abriu caminho para outras mulheres que sonhavam em seguir a carreira de guitarrista. A sua história começou primeiro com o violão, aos 13 anos, quando foi matriculada pela mãe em uma escola de música. Já experiente, ela passou a dar aulas para um vizinho e o logo o talento da jovem com o instrumento começou a se espalhar.

O interesse pela guitarra veio após participar de uma peça teatral no colégio, quando conheceu o som da banda Iron Maiden: “Eu me inspirei ouvindo a música que foi colocada em um pedaço da cena”, recorda.

Mas, o percursso até a primeira guitarra não foi nada fácil. A dona da escola de música em que Neila estudava a chamou para dar aulas e com as economias conseguiu adquirir o seu primeiro instrumento. “Foi uma conquista muito grande, ainda mais que paguei com o meu dinheiro. Foi maravilhoso, porque eu era muito nova e batalhei por esse sonho”, relembra emocionada.

Preconceito

A musicista revela que enfrentou preconceito por ser uma mulher guitarrista e conta que muitos duvidavam da sua capacidade. Em algumas bandas que participou, não recebia oportunidades de tocar os solos, era sempre deixada de lado.

Publicidade

Ao lado de outras quatro mulheres, Neila fundou a banda Valentine, mas não escapou dos comentários preconceituosos. Entretanto, levava na esportiva: “Acho que a melhor forma de acabar com o preconceito, no caso, nós mulheres musicistas, é mostrarmos todo nosso potencial”.

Conquistas na carreira

A musicista também destaca que foi a primeira mulher professora de guitarra a dar aulas no Conservatório Souza Lima — que até então o público masculino predominava. “Para mim, essa conquista é muito importante. É como sentir que vim abrindo o caminho para outras mulheres. Foi uma realização pessoal e musical muito grande na minha vida”, ressalta.

Publicidade

É como sentir que vim abrindo o caminho para outras mulheres

E ela pode falar com propriedade de quem venceu: “Me sinto muito honrada em ser guitarrista e apresentar os meus trabalhos — provando que nós mulheres tocamos tanto quanto os homens”.

Além da guitarra, Neila ainda toca flauta doce, violão popular, violão erudito e um instrumento de percussão chamado caixinha.

Publicidade

Projetos

A agenda de Neila é concorrida! Apresentações com a banda Valentine, trabalho como professora e ainda um novo projeto chamado Illusion Show, previsto para estrear em maio. 

Sobre o Canta Comigo 5

Do outro lado do palco, Neila revela o que busca nas apresentações dos competidores: “Às vezes, até acontecem os deslizes de notinhas e tudo mais. Porém, se o candidato está ali se entregando verdadeiramente, ele consegue transmitir para nós jurados emoção e entrega com o coração”.

A guitarrista procurar ter um olhar bastante sensível para os candidatos e não tem dúvidas de que a parte mais difícil do trabalho como especialista do painel é ver cantores excelentes tendo que se despedir da competição. “Todos que estão lá se esforçaram muito e dão tudo de si, mas, de repente, naquela apresentação por ‘n’ motivos não conseguiu [um bom desempenho]. Isso dói, eu como jurada sinto”, pontua.

A jurada finaliza avisando o que público pode esperar da quinta temporada do reality musical: “Uma montanha-russa de emoções”. 

Fique ligado, pois o Canta Comigo 5 vai ao ar aos domingos, às 18h, na tela da Record TV. Você também pode acompanhar todas as novidades no site oficial do reality musical!

Você também pode gostar: Do clássico ao ousado: looks das juradas chamam a atenção no Canta Comigo 5:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.