Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

"Cenário de guerra", diz Camila Busnello sobre tragédia no litoral 

Jornalista revela que se emocionou com a empatia e a solidariedade de quem estava disposto a dividir o pouco que restava

|Juliana Lambert, do site oficial

Camila Busnello conta bastidores da cobertura em São Sebastião (SP)
Camila Busnello conta bastidores da cobertura em São Sebastião (SP) Camila Busnello conta bastidores da cobertura em São Sebastião (SP)

Acostumada a grandes coberturas e com experiência como correspondente internacional, a jornalista da Record TVCamila Busnello é enfática ao definir tudo o que viu a bordo de um barco na cidade de São Sebastião (SP): “Foi um cenário de guerra, muito triste. Vai ser difícil esquecer tudo o que presenciei ali… Uma região litorânea, a praia geralmente traz alegria, descanso, mas não foi nada disso [que aconteceu], esse Carnaval vai ficar marcado para a história. Infelizmente, uma tragédia sem precedentes”, conta.

Camila revela que em 20 anos de jornalismo nunca tinha vivido ou visto nada parecido, embora já tenha feito a cobertura de enchentes e até de nevascas fora do Brasil. “Uma grande mobilização envolveu Exército, Polícia Civil, Polícia Militar e Defesa Civil. Foi uma resposta rápida, com muitos helicópteros pousando e decolando em busca de desaparecidos. Eles traziam corpos resgatados no meio do deslizamento de terra, muitas famílias recebiam a notícia de que aquele parente desaparecido havia sido encontrado [sem vida] e eu presenciei isso”, revela.

Depois de fazer um trajeto de 20 minutos a bordo de um barco que saiu de Barra do Una rumo à Barra do Sahy (dois bairros de São Sebastião), Camila desembarcou em uma escola que estava sendo usada como um ponto de saúde. “Muitas pessoas feridas, mas não registramos imagens em respeito às vítimas dessa tragédia. Faltava tudo, mantimentos e medicamentos para quem estava ilhado”.

Camila encontrou pelo caminho muitas famílias em busca de notícias, turistas acenando e pedindo socorro, mas também muitos voluntários prontos para ajudar. “O que me chamou a atenção foi a empatia e a solidariedade, tanto de empresários que têm casa de veraneio no litoral de São Paulo, como de moradores que dividiram o pouco que tinham, ou ofereciam força de trabalho. É realmente uma cena que me emociono só de lembrar”, diz a jornalista, que frequentava o local há bastante tempo e nunca tinha visto um desastre desta proporção.

Acompanhe a cobertura sobre a tragédia em São Sebastião (SP) nos jornalísticos da Record TV.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.