Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Heitor Martinez relembra sucesso de A Lei e o Crime: "Uma obra dessa nos marca"

Intérprete de Leandro, ator elogiou a produção de cinema da série, em reexibição na Record TV

A Lei e o Crime|Thaís Silveira, do site oficial

"Toda a criação meticulosa foi o diferencial da série, além do texto", ressalta Heitor Martinez
"Toda a criação meticulosa foi o diferencial da série, além do texto", ressalta Heitor Martinez "Toda a criação meticulosa foi o diferencial da série, além do texto", ressalta Heitor Martinez

Uma produção de cinema dentro da televisão brasileira: assim Heitor Martinez define A Lei e o Crime. Grande sucesso da Record TV, a série começou a ser reexibida neste mês em comemoração aos 70 anos da emissora. A trama, de 2009, mostra a realidade do tráfico de drogas no Rio de Janeiro, a corrupção na polícia e a atuação das milícias.

Martinez vive Leandro, um inspetor da polícia acusado de vários crimes. Ele revela muitas facetas ao longo da história, o que permitiu ao ator explorar essa ambiguidade do personagem. Ao relembrar o trabalho, Martinez destaca o cuidado com a construção da série e as técnicas típicas do cinema na produção.

“Fazíamos no máximo cinco cenas [por dia]. O Avancini [Alexandre Avancini, diretor-geral da trama] conseguiu colocar o cinema dentro de uma produção de televisão. Havia um esmero, um cuidado com cada plano, e isso era incrível”.

O ator conta que não sabia o desfecho de Leandro, inspetor da polícia acusado de vários crimes
O ator conta que não sabia o desfecho de Leandro, inspetor da polícia acusado de vários crimes O ator conta que não sabia o desfecho de Leandro, inspetor da polícia acusado de vários crimes

Para ele, essa é a maior marca de A Lei e o Crime. "Toda a criação meticulosa foi o diferencial da série, além do texto. Marcílio [Moraes, autor da produção], para mim, é um mestre. Era um elenco muito afinado também. Uma obra dessa nos marca mesmo".

Publicidade

Martinez também revela que os episódios foram gravados em ordem cronológica, diferentemente das produções em geral, o que enriqueceu o trabalho. “Isso permitiu aos personagens irem crescendo durante a série. [Como ator] Você vai vivendo aquilo, usando o tempo da trama a seu favor”.

Nuances de Leandro

Segundo ele, a ambiguidade do personagem foi colocada desde o início da série. “O Marcílio me falou pessoalmente que ele ia ser ambíguo, complexo. Isso era interessante, eu não sabia o final dele.”

Publicidade

Para o ator, não saber o desfecho deu vivacidade ao papel. “Até visualmente, olhando o primeiro episódio e o último, é completamente diferente. Fui deixando a barba crescer, comecei sem ela e terminei com. Isso dá um peso temporal”.

Martinez também ressalta a parceria com Francisca Queiroz, intérprete de Catarina. Os dois personagens acabaram se envolvendo e, logo depois da cena do primeiro beijo, não demorou para que os telespectadores torcessem pelos dois nas redes sociais.

Publicidade
Ator destaca a parceria com Francisca Queiroz, intérprete da delegada Catarina na série
Ator destaca a parceria com Francisca Queiroz, intérprete da delegada Catarina na série Ator destaca a parceria com Francisca Queiroz, intérprete da delegada Catarina na série

“Conversamos bastante [na época], falamos que precisava ter mesmo uma faísca no olhar entre eles. E ela [Catarina] se interessa mesmo sem saber ainda com o que ele [Leandro] está envolvido. Isso deixa o caso mais interessante ainda. Fazíamos uma 'coreografia' para saber como íamos nos tocar, como que iríamos beijar”, lembrou.

Para se preparar, o ator conta que houve um acompanhamento para manusear armas e se familiarizar com expressões policiais, apesar de ele já ter tido experiência com esse universo em outros papéis. "O [traficante] Jacson [de Vidas Opostas], por exemplo, era canhoto. Tem os detalhes, como você vai colocar, onde guarda a arma... Isso vai enriquecendo a individualidade do personagem", destaca. 

Continue acompanhando a trajetória de Leandro em A Lei e o Crime, de segunda a sexta, às 22h30, na tela da Record TV. Assista aos episódios completos quando e onde quiser em PlayPlus.com.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.