Câmera Record mostra brasileiros que voltaram ao mercado de trabalho na pandemia 

Programa deste domingo (18) traz histórias de pessoas que não se deixaram abater pela pandemia, e conseguiram uma nova chance. É logo após A Fazenda, na Record TV

Kethy conseguiu uma nova oportunidade de emprego na área da construção civil

Kethy conseguiu uma nova oportunidade de emprego na área da construção civil

Divulgação/Record TV

Perder um emprego é um baque terrível pra qualquer um. Imagine, então, perder o emprego durante a pandemia. O Câmera Record deste domingo (18) traz uma mensagem de otimismo. Você vai conhecer histórias de brasileiros que não se deixaram abater pela crise do coronavírus. Foram persistentes, criativos. E conseguiram o que ainda é um sonho para milhões de pessoas no país: um novo trabalho.

É o caso da Kethy Mollina. Mãe de três filhas, avó de quatro netos e que não tem medo de meter a mão na massa, literalmente. Kethy arranjou trabalho num setor em que as mulheres ainda são minoria: a construção civil. Mesmo assim, nunca teve um ano com tanto serviço.

"Eu comecei oferecendo pintura, elétrica. Era bem difícil, eu conseguia um trabalho por mês. Mas eu não desisti, continuei porque sempre os clientes que eu fazia me indicavam e retornavam. Hoje eu posso ficar bem tranqüila. Eu tenho uma agenda já pra dois, três meses", conta Kethy.

Já o administrador Wellington Failla foi demitido no dia do próprio aniversário. O que poderia ser uma trauma, no entanto, acabou se tornando apenas um obstáculo. Wellington aceitou um trabalho temporário como entregador de pizza. E foi justamente uma foto tirada com a mochila de entregas nas costas que mudou o 2020 dele.

Uma postagem na internet acabou abrindo as portas para Wellington

Uma postagem na internet acabou abrindo as portas para Wellington

Divulgação/Record TV

"A ideia era fazer um post para mostrar que 'olha, a gente tá passando por um momento difícil, mas seja grato pela sua vida, pela sua família. Seja grato por tudo que você tem em mãos hoje aí, o resto a gente corre atrás.' E eu acabei recebendo uma ligação dessa multinacional importante e eu fiz uma entrevista online com eles. Me acharam através da publicação, que teve mais de 126 mil curtidas. Hoje estou empregado, tenho a função de técnico administrativo", conta Wellington.

O Câmera Record também ouviu um time de especialistas para avaliar quais setores estão contratando mais funcionários no Brasil hoje. O economista Fábio Bentes, da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo afirma que, em momentos incertos da economia, o profissional precisa investir em qualificação em vez de apenas esperar por uma nova oportunidade.

"A pandemia por si só já é um obstáculo bastante difícil de ser transposto. E a superação da crise não passa por um movimento de sorte. A pessoa que perdeu o emprego precisa investir em si mesmo para 'dar chance à sorte' de encontrar essa vaga. E, por incrível que pareça, existem setores que estão crescendo e esses setores vão oferecer vagas", afirma Bentes.

O economista Fábio Bentes participa, também, do podcast do Câmera Record, disponível no Portal R7 e nas principais plataformas de áudio.

Você não pode perder! O Câmera Record é neste domingo (18), logo após A Fazenda, na Record TV.