Cabal completa 20 anos de carreira com muitos hits
Reprodução/InstagramEmbora esteja em sua segunda temporada no painel de jurados do Canta Comigo, Cabal já esbanja talento nos palcos há 20 anos! Inserido no berço da cultura hip hop desde a infância, o rapper teve uma importante base em Nova Iorque, nos Estados Unidos, no final dos anos 1980, e até hoje colhe bons frutos com hits como Senhorita, Deixa Eu Entrar e Mente Sã.
Ele conta que a ideia de seguir caminhos artísticos foi algo inesperado, já que o lançamento de sua primeira música aconteceu enquanto cursava a faculdade de administração e trabalhava em um grande banco. ''Lancei despretensiosamente e estourou. Quando eu vi, a gente já estava em programa de televisão e fazendo shows'', relembra.
Em entrevista ao site oficial, Cabal reconhece que, por não ter vindo da mesma origem do rap, naturalmente enxerga uma resistência no ritmo musical devido à estrutura social. ''Com talento e com verdade, você é aceito. Acho muito importante que qualquer pessoa branca que está envolvida na cultura do hip hop tenha a noção de que é uma cultura negra e periférica. Eu me sinto como um hóspede: fui bem recebido e estou curtindo ficar aqui''.
Considerando que o rap não era bem relacionado no âmbito midiático, mas sempre acreditando que deveria estar em todos os lugares, Cabal fez uma parceria com a dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó. ''O mais legal de tudo isso é que não foi por meio de gravadora ou empresário. O Xororó quis gravar comigo porque o filho dele (Junior Lima) e um amigo eram meus fãs e falaram: 'Meu, você tem que conhecer o Cabal''', relata.
Depois disso, foi só sucesso! A música Vida Marvada, lançada em 2006, foi vencedora do Grammy Latino e o artista também pôde ver seu desejo sendo realizado na nova geração. ''É muito massa ver que hoje o rap está aí misturado com todos os gêneros musicais, mas que eu já tinha essa visão ousada — talvez ousada demais para a época''.
Entre 2009 e 2011, Cabal esteve envolvido com o Cquarta, que consistiu no lançamento de uma música inédita por semana, sempre às quartas-feiras, de forma ininterrupta.
Neste ano, o projeto voltou para a alegria dos amantes do hip hop! ''Estou me dividindo nesse lance de ser artista, fazer minhas músicas, mas ao mesmo tempo entendendo que eu venho de outra geração. Hoje tem a questão de criar conteúdo, se conectar e comunicar'', diz Cabal.
Para ele, a administração de tantas composições e gravações não é uma tarefa fácil, mas vale a pena. ''Eu sempre lembro de um ditado que diz: 'Quem não é visto, não é lembrado', então de alguma maneira você tem que manter o pique. Graças a Deus, tenho uma equipe que me ajuda muito. Seria impossível fazer o que eu faço sem a ajuda de algumas pessoas''.
''Estou muito animado. Sinto como se fosse um segundo fôlego na minha carreira. Passa um filme na cabeça, mas parece que agora veio um novo gás e eu estou curtindo esse momento'', completa.
Em duas décadas de carreira, o jurado teve um hiato de sete anos e até pensou em desistir. ''Na minha cabeça, eu desisti. Eu lembro que teve um dia que eu fechei meu notebook e falei: 'Parei, não quero mais essa vida, essa loucura'', conta.
Após lidar com uma depressão e problemas pessoais, ele conseguiu retomar a vontade de cantar. ''Tem um anjo que gosta de mim e tenho a minha filha, que ajudou muito a me recuperar como ser humano e pai. Eu estava em um lugar muito escuro e pronto para me entregar, mas, em algum momento, veio uma imagem de sol''.
''Eu meio que desisti por sete anos, mas acho que, mais importante do que não desistir — porque às vezes a gente desiste — é que você não desista definitivamente. Você pode desistir por um tempo, juntar seus pedaços e voltar. É sobre respeitar quando você precisa dar um passo para trás'', reflete.
Quem o acompanha nas redes sociais, observa que ele está sempre fazendo referência ao esporte em seus looks. Fã da NBA (Liga Americana de Basquete) e da NFL (Liga de Futebol Americano), Cabal gosta de acompanhar atletas como Lebron James, Stephen Curry e Patrick Mahomes, mas vê nas peças de roupa um ar nostálgico do início dos anos 2000. ''É a identidade cultural do hip hop. Hoje, eu procuro me vestir sem seguir a moda. Acho importante você se vestir como quer e não ser refém das tendências''.
Avaliando os talentos do Canta Comigo desde 2022, o especialista acredita que cada episódio é uma lição de vida e inspiração. ''Perdi as contas de quantas vezes eu chorei ali escutando uma música ou só observando a reação de quem está no Top 3. O Rodrigo Faro é incrível, eu o admiro muito como profissional e aprendo com ele. Também tem toda a direção, a produção incrível, os jurados... O programa foi uma benção na minha vida e eu fico muito feliz de fazer parte desse casting de juralindos! '', confidencia.
Em duas temporadas no júri, o rapper afirma que já conheceu muitas vozes e histórias incríveis, além de ter se aproximado de outros artistas do painel, entre eles: Mari Belém, Rodrigo Teaser, Beto Marden, Pelé Milflows e Nat Guareschi. ''Dá vontade de falar uns 20 nomes! (risos)''.
Jurado avalia talentos no palco do Canta Comigo pela segunda vez
Antonio Chahestian/Record TVNa visão do jurado, um dos momentos mais emocionantes do Canta Comigo 5 foi a homenagem para o baixista Canisso, que morreu no dia 13 de março de 2023. ''Eu sinto muita falta dele, foi uma grande referência e eu sempre fui muito fã dele e do Raimundos. Eu fiquei honrado por ter sido um dos escolhidos para cantar em homenagem a ele, foi marcante''.
Fique ligado! O Canta Comigo 5 vai ao ar aos domingos, às 18h, na tela da Record TV. Você também pode acompanhar todas as novidades no site oficial do reality musical!
*Sob supervisão de Juliana Lambert