Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após denúncia no Domingo Espetacular, escravos virtuais são libertados na Ásia

Os jovens eram presos e obrigados a aplicar golpes virtuais, principalmente em norte-americanos

Domingo Espetacular|Monique Caroline, do site oficial

Jovens brasileiros foram resgatados de um esquema internacional de tráfico humano
Jovens brasileiros foram resgatados de um esquema internacional de tráfico humano Jovens brasileiros foram resgatados de um esquema internacional de tráfico humano

Na reportagem exibida no dia 16 de outubro, o Domingo Espetacular realizou uma denúncia envolvendo jovens brasileiros que viviam em condições análogas à escravidão na Ásia. Eles foram atraídos por ofertas de trabalho e acabaram reféns de uma quadrilha internacional.

As vítimas foram para a Tailândia com propostas de emprego envolvendo atendimento ao cliente. Chegando no país, foram levadas a Myanmar, no Sudeste Asiático, e obrigadas a trabalhar 14 horas por dia e apenas uma folga por mês.

"Sempre com pessoas armadas ameaçando a gente", relata um dos jovens que foi enganado ao ouvir que estava indo para a empresa, mas foi levado para um verdadeiro cativeiro.

Chegando em Myanmar, todos receberam um treinamento para aplicar golpes virtuais em pessoas do mundo todo. Uma das vítimas diz que precisou se passar por uma mulher e usar perfis falsos para seduzir e convencer homens a investir milhares de dólares em criptomoedas.

Publicidade

Imagens obtidas com exclusividade pela Record TV mostram como era o alojamento precário que os brasileiros viviam: um complexo construído pelo crime organizado, em que a milícia monitora as vítimas de tráfico humano.

Com a repercussão da reportagem, 10 brasileiros foram libertados. Depois de passar pelos trâmites de repatriação, eles desembarcaram dia 16 de novembro, às 16h40, no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Confira a denúncia completa em:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.