Talisca Reis perdeu a final por 4 a 2 para Daniela Souza
Diego Mendoza/COBA lutadora brasileira Talisca Reis, de 29 anos, conquistou neste sábado (27) a medalha de prata na categoria até 49 kg do taekwondo. Na final, ela perdeu a atleta mexicana Daniela Souza por 4 pontos a 2 e garantiu para o Brasil a segunda medalha no primeiro dia de competições da modalidade nos Jogos Pan-Americanos.
O duelo contra Daniela foi definido nos detalhes. O primeiro round terminou empatado em 0 x 0. Na segunda parte do confronto, a brasileira logo acertou um chute no tórax da adversária, mas vou a mexicana empatar e abrir 3 x 1 na disputa.
Jade Barbosa é poupada e está fora dos Jogos Pan-Americanos
No round decisivo, Talisca viu a diferença de pontos para adversária crescer e passou a tentar os golpes giratórios, que valem mais pontos. As tentativas foram insuficientes e nem mesmo o ponto marcado no último minuto de combater tirou a medalha de ouro da mexicana.
Já com a medalha de prata no peito, Talisca disse não estar satisfeita, mas afirmou estar contente por leva a medalha para o Brasil e para todos os taekwondistas. "Estamos conquistando grandes feitos pouco a pouco, conquistando nosso espaço e mostrando que o Taekwondo pode ser uma grande potência", avaliou ela.
Antes de avançar à final, Talisca fez duas lutas e ganhou a semifinal no round de desempate contra a atleta colombiana. "Fiz lutas difíceis e poderia ter conquistado a medalha de ouro", mencionou Talisca.
Paulo Ricardo conquistou a medalha de bronze
Diego Mendoza/COBBronze
Na competição para homens de até 58 kg, o brasileiro Paulo Ricardo, de 22 anos, saiu com a medalha de bronze após vencer o colombiano Jeferson Ochoa na disputa de terceiro lugar.
"Eu esperava chegar à final. Vim pra brigar pelo ouro. Infelizmente, na semifinal não consegui avançar por um detalhe", lamentou.
Veja também: Triatleta se emociona com 1º ouro do Brasil
A luta que impediu a ida de Paulo Ricardo à final, contra o atleta argentino Lucas Guzman, foi definida pelo vídeo no round extra da disputa. "Eu até vibrei quando vi o ponto, mas a abordagem disse que eu já estava fora da área e acabou retirando a minha pontuação. O argentino acabou ganhando porque tocou mais vezes no meu colete", afirmou o medalhista.
Questionado sobre como fez para se recompor após a derrota e seguir para lugar pelo bronze, Paulo Ricardo disse que chegou a chorar no vestiário, mas pensou que a conquista do bronze também seria muito importante para a carreira.
As cométições do taekwondo nos Jogos Pan-Americanos de Lima seguem neste domingo (28).
A Record TV é a emissora oficial dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Você pode acompanhar os eventos ao vivo no R7.com e conferir todas as transmissões e as íntegras no Playplus.com.