Gustavo Tsuboi e Hugo Calderano levaram o ouro na disputa de duplas
Washington Alves/COBA dupla formada por Gustavo Tsuboi e Hugo Calderano conquistou a primeira medalha de ouro no tênis de mesa para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Os brasileiros derrotaram os argentinos Gaston Alto e Horacio Cifuentes por 4 sets a 2 e subiram ao lugar mais alto do pódio. Gustavo Tsuboi também levou a medalha de prata na disputa de duplas mistas ao lado de Bruna Takahashi. Hugo Calderano ainda irá competir na semifinal individual nesta quarta-feira (7).
Após o jogo, Gustavo Tsuboi elogiou o trabalho da comissão técnica. “É a sétima medalha, tenho quatro de ouro, três de prata, sou tiozão aqui da equipe. É o quinto Jogos Pan-Americanos e não tem satisfação melhor do que acabar o dia com a medalha de ouro. Tanto eu, como o Hugo, a gente trabalha muito sério e tem toda uma comissão técnica também por trás que faz um trabalho sério conosco.”
Sexto colocado no ranking mundial de tênis de mesa, Hugo Calderano destacou o desempenho da dupla durante toda a competição. “Nada é garantido, você pode ter ganho todas as medalhas que quando a competição começa ninguém tem nada garantido, você sempre tem que jogar, então o sabor é sempre um pouco diferente e eu acho que a gente também fez por merecer, a gente jogou muito bem a competição inteira e fico muito feliz de trazer essa medalha para o Brasil.”
O jogo
O primeiro set começou bastante equilibrado, mas a partir da metade da disputa os brasileiros foram mais agressivos nas trocas de bola e fecharam o set em 11 a 6. No segundo set, a dupla brasileira errou muito e permitiu que os argentinos abrissem 9 a 0, mas Tsuboi e Calderano conseguiram buscar o empate em 10 a 10. Apesar da reação, os argentinos levaram o set por 14 a 12.
No terceiro set, os argentinos começaram melhores e logo abriram 7 a 4. A dupla brasileira errou bastante e os adversários fecharam o set em 11 a 8. Em desvantagem no placar, os brasileiros voltaram mais concentrados e rapidamente fecharam o quarto set em 11 a 6. No quinto set, o Brasil chegou a abrir 6 a 3, mas permitiu a virada dos argentinos para 9 a 6. A dupla brasileira conseguiu reagir e fechou o set em 12 a 10.
O sexto set foi equilibrado desde o início, com as duplas se revezando na liderança do placar. Os brasileiros chegaram a ter dois match points a favor, mas os argentinos buscaram o empate em 10 a 10. Após dois erros dos argentinos, a dupla brasileira fechou em 12 a 10.
Hugo Calderano elogiou os rivais da final. “Eles são muito bons jogadores, com certeza não foi fácil, nenhum jogo foi fácil, acho que na final eles jogaram muito bem. Felizmente nos momentos decisivos a gente conseguiu manter a cabeça fria e jogar o nosso melhor no final de cada set.”
Gustavo Tsuboi comentou qual foi o diferencial para a dupla brasileira vencer a decisão. “Nosso jogo é ser agressivo, mas eles estavam defendendo bem as bolas. Acho que quando a gente conseguia finalizar o ponto nesses rallys, acho que foi crucial para desestabilizar eles também, porque é o forte deles.”
A Record TV é a emissora oficial dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Você pode acompanhar os eventos ao vivo no R7.com e conferir todas as transmissões e as íntegras no Playplus.com.
Caras e bocas: tênis de mesa dá show nos Jogos Pan-Americanos