Pan Lima 2019 Multicampeã mundial, Ana Marcela Cunha luta por 1ª medalha em Pans

Multicampeã mundial, Ana Marcela Cunha luta por 1ª medalha em Pans

Nadadora cai nas águas da Lagoa Bujama neste domingo como favorita para conquistar a prova da maratona aquática nos Jogos Pan-Americanos

  • Pan Lima 2019 | Alexandre Garcia, do R7, em Lima, no Peru

Ana Marcela também disputará duas provas na piscina neste Pan

Ana Marcela também disputará duas provas na piscina neste Pan

Jonne Roriz/COB - 2.8.2019

Ana Marcela Cunha desembarcou no Peru para disputar os Jogos Pan-Americanos na última quarta-feira (31), apenas 12 dias após conquistar o tetracampeonato mundial na maratona aquática. Em Lima ela disputara as provas de 10 km, 1.500 m e 800 m em busca de uma medalha inédita para adicionar ao já recheado currículo.

Com cinco medalhas de ouro, duas de prata e quatro bronzes em Campeonatos Mundiais, Ana Marcela volta aos Jogos Pan-Americanos após bater na trave do pódio em Guadalajara 2011 e ficar de fora da disputa em Toronto 2015.

A nadadora já havia treinado duas vezes quando conversou com o R7, na manhã seguinte à chegada na capital peruana. No aquecimento antes de cair na água, ela era embalada por músicas nacionais. Na playlist, hits de Thiaguinho, Anavitória, Iza e Matheus e Kauan.

Quando já estava preparada, caiu na piscina da academia de natação Johnny Bello pouco após as 9h, mesma hora marcada para o início da disputa deste domingo (4), quando a calmaria das raias dará lugar à competição na Lagoa Bujama, localizada a 100 km do centro de Lima.

“Nos preparamos para chegar lá e encontrar o que for, independentemente de ser no mar, no lago ou em uma represa. 10 km são 10 km”, avaliou Ana Marcela após nadar 4 km na piscina de 25m e profundidade de 1m35.

A escolha da lagoa foi guiada pela determinação da Fina (Federação internacional de Natação) que proíbe a realização de competições em mar aberto com temperatura abaixo dos 16ºC. “Se marcar 15.9ªC, não começa a prova”, explicou Ana Marcela. No mar de Lima, a temperatura ronda os 13ªC nesta época do ano.

Ana Marcela conhecerá a Lagoa Bujama neste sábado

Ana Marcela conhecerá a Lagoa Bujama neste sábado

Alexandre Garcia/R7 - 1.8.2019

Ainda assim, a brasileira vai encarar águas com temperatura mais baixas do que as do Mundial da Coreia do Sul, que giravam entre 22ºC e 28ºC. Ela afirmou gostar de nadar em águas mais frias, mas garantiu que não larga na frente por isso. “Agora com essa coisa de usar roupa de borracha não é uma vantagem mais”, lamentou.

De acordo com Ana Marcela, ela vai conhecer o local da competição neste sábado (3), para traçar a estratégia e identificar pontos de referência ao longo do trajeto. “Às vezes, poder ter um pouco de neblina durante a prova e temos que estar bem ligados nas margens. Por isso, vamos ver como a água está e esperar que no domingo abra um solzinho.”

Pela terceira vez nos jogos Pan-Americanos, Ana Marcela buscará ao cair na água por uma medalha inédita em uma das únicas competições que ainda não conquistou. “Eu entro para cada competição tentando dar o meu máximo e sair dali vencedora. Eu ter nadado o Mundial e estar agora aqui nos Jogos Pan-Americanos não menospreza nenhuma das duas medalhas e para o currículo termina sendo igual”

Provas na piscina

Neste ano, Ana Marcela disputará também duas provas na piscina durante sua presença nos Jogos Pan-Americanos. Ela avaliou que a diferença entre as provas "é gigante" e ainda fez graça com a situação.

“Nos 10 km, você pode utilizar um pouco do barco, pesar no quadril da outra atleta para não deixar ela se distanciar. Na piscina, não dá para eu passar para a raia do lado", ironizou a nadadora.

Para Ana Marcela, a prova de 1500 m represente o a arrancada final da das provas de longa distância. “Nos 10km, o sprint final gira em torno de 2km e 1500m. Nadar na piscina é isso, um sprint final”, avaliou.

Além de multicampeã, também disputam as provas da maratona aquática em Lima os atletas Viviane Jungblut, Allan do Carmo e Victor Colonese. Os mais novos do quarteto, Viviane e Colonese, citam Ana Marcela como ídolo deles no esporte.

A Record TV é a emissora oficial dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Você pode acompanhar os eventos ao vivo no R7.com e conferir todas as transmissões e as íntegras no Playplus.com.

Confira as melhores imagens do Pan 2019

Últimas