Pan Lima 2019 Por que o futebol brasileiro não está nos Jogos Pan-Americanos?

Por que o futebol brasileiro não está nos Jogos Pan-Americanos?

Pela 2ª vez na história do Pan, o Brasil não terá nenhum representante no futebol em Lima. A primeira vez ocorreu nos jogos de Winnipeg, no Canadá.

  • Pan Lima 2019 | Gabriela Nolasco e Guilherme Fagundes, do R7

A equipe seleção brasileira feminina é campeã invicta da Copa América 2018

A equipe seleção brasileira feminina é campeã invicta da Copa América 2018

Lucas Figueiredo/CBF

Seja por incompetência ou pelo regulamento da Conmebol, o Brasil não terá representante no futebol pan-americano em Lima 2019, que começa nesta sexta-feira (26). As seleções feminina e masculina ficaram de fora da competição.

Entre as mulheres, critérios no regulamento da entidade sul-americana que comanda o futebol, já que venceu a Copa América de 2018, atrapalharam os planos. As meninas do Brasil, que perderam o técnico Vadão, garantiram a vaga para a Copa do Mundo e Olimpíadas de Tóquio. Assim, as vagas para o Pan ficaram com a Argentina e a Colômbia, que terminaram em terceiro e quarto lugares, respectivamente.

A disputa do futebol feminino começou em 1999, no Pan de Winnipeg, e a seleção brasileira conquistou três medalhas de ouro (Santo Domingo 2003, Rio 2007 e Toronto 2015) e uma prata (Guadalajara 2011).

Fracasso no Sul-Americano

No começo de 2019, o time masculino disputou o Sul-Americano sub-20, que valia vagas no Pan e no Mundial da categoria, com uma equipe com jogadores promissores, como Rodrygo, ex-Santos e atualmente no Real Madrid, e Lincoln, do Flamengo, mas não passou de um 5º lugar no hexagonal final. Equador, Argentina e Uruguai garantiram as três vagas para o Pan.

A seleção masculina conquistou o ouro em quatro oportunidades (1963, 1975, 1979 e 1987) e no Pan de Toronto 2015, o Brasil foi medalha de bronze após vencer o Panamá por 3 a 1.

Brasil e Venezuela na terceira rodada do Sul-Americano Sub-20

Brasil e Venezuela na terceira rodada do Sul-Americano Sub-20

Lucas Figueiredo/CBF

Lima 2019

Enquanto o Brasil irá acompanhar de longe a disputa no futebol, México e Argentina terão representantes nas duas categorias. O torneio feminino começa no dia 28 de julho e terá no Grupo A as seleções do Paraguai, Colômbia, México e Jamaica. O Grupo B terá as presenças de Peru, Argentina, Costa Rica e Panamá.

A disputa no masculino inicia no dia 29 de julho, e contará no Grupo A com Panamá, México, Equador e Argentina. O Grupo B tem Peru, Uruguai, Jamaica e Honduras. Os jogos serão disputados no Estádio da Universidade de San Marcos.

A Record TV é a emissora oficial dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Você pode acompanhar os eventos ao vivo no R7.com e conferir todas as transmissões e as íntegras no Playplus.com.

Selfies e diversão marcam chegada dos primeiros brasileiros em Lima

Últimas