Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jornalista x Atleta: os dois lados da preparação para um Pan-americano

Contar essa história tão complexa e rica será um prazer nos próximos dias

Blog|Marcelo Gomes

Brasileiros se preparam para o início dos Jogos Pan-americanos de 2019
Brasileiros se preparam para o início dos Jogos Pan-americanos de 2019 Brasileiros se preparam para o início dos Jogos Pan-americanos de 2019

Muitos atletas preparam seus treinos, projetam sua vida esportiva, pensando numa determinada competição. Seja a Copa do Mundo, Jogos Olímpicos ou Pan. Base de treinamento, competições de preparação, calendário rígido com diferentes níveis de intensidade para as atividades e assim vai.

Não se parece um pouco com a rotina de um jornalista esportivo? Bom, tem lá suas semelhanças. Ao menos, deveria ter.

Narro eventos de modalidades olímpicas há um bom tempo. Não há um segredo, fórmula secreta ou caminho que não passe por uma boa base de estudos.

O bom e velho estudo: cadernos, livros, internet, pesquisa, revisão, redação e horas prazerosas de aprendizado. Seria o mesmo que a base do treino de um atleta.

Publicidade

Detalhes técnicos são adicionados a cada revisão do material. Ganho de vocabulário específico, troca de ideias com técnicos e profissionais daquela modalidade, vídeos, vídeos e mais vídeos.

Grupo Record terá mais de mil horas de transmissão do Pan-Americano

Publicidade

Conquistar o lado ‘técnico’ dos esportes também é entender muito a vida daqueles que fazem a modalidade. O desafio ao ganhar entendimento técnico é não se afastar do lado humano. Afinal, não há jornalismo sem entendimento humano da situação.

Estar concentrado para um grande evento é estar pronto para ele. “Ganhar” tem um sentido diferente para muitos. Cada um trata sua derrota, saboreia sua vitória, entende sua luta de uma forma. Contar essa história tão complexa e rica será um prazer nos próximos dias.

Conto contigo!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.