Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Record TV exibe o documentário "Davi: As Origens de um Rei"

A reportagem vai ao ar na próxima terça-feira (20), às 22h15, e revela evidências sobre a juventude do pastor de ovelhas e a famosa batalha contra o gigante Golias

Novidades|Do site oficial

O repórter especial André Tal embarca em uma longa jornada pela Terra Santa
O repórter especial André Tal embarca em uma longa jornada pela Terra Santa O repórter especial André Tal embarca em uma longa jornada pela Terra Santa

O documentário "Davi: As Origens de um Rei" será exibido na próxima terça-feira (20), às 22h15, na tela da Record TV. A reportagem revela evidências sobre a juventude do pastor de ovelhas e a famosa batalha contra o gigante Golias, episódios que serão retratados em Reis - A Escolha.

“Davi, rei de Israel! Vive e existe!”, a canção de letra simples pode parecer um grito de guerra do passado — afinal, exalta um líder que viveu há mais de 3 mil anos. Mas, pelas redondezas de Jerusalém, é possível ouvir esses versos ainda hoje, na voz de jovens e crianças. O rei Davi está nas placas de ruas, museus, monumentos… Na memória de quem se inspira nos relatos de suas conquistas.

O repórter especial André Tal embarca em uma longa jornada pela Terra Santa para mostrar as origens deste rei admirado pela força e pela fé.

A arqueologia já fez revelações fascinantes sobre a vida de Davi. E os estudiosos seguem em busca de mais. A inscrição na pedra conhecida como Estela de Tel Dã é um dos achados mais surpreendentes. “É a evidência fora da Bíblia mais antiga que nós temos da existência da dinastia de Davi”, afirma o especialista em história de Israel Eliezer Rushansky.

Ainda jovem, muito antes de assumir o trono, Davi participa do duelo que marca a história da humanidade: ele enfrenta Golias. Você vai ver as descobertas no Vale de Elá, lugar apontado como o cenário da batalha. E ainda: visitamos a cidade natal do famoso guerreiro considerado gigante. “Essa história é também uma mensagem: mesmo que você seja pequeno, simples, se você tiver fé e confiança, vai vencer”, afirma a historiadora Deborah Adler.

Nossa equipe mostra ainda os locais onde Davi passou a sua juventude. Pastor de ovelhas nascido na cidade de Belém, levava uma rotina humilde e desafiadora. “Na narrativa bíblica, ele afirma que lutou contra um leão e um urso que queriam atacar o rebanho. Então, era a pessoa ideal para realizar a transição de uma comunidade tribal para um Estado”, explica o arqueólogo Yosef Garfinkel. “Até hoje em dia, você pode ver na região do deserto da Judeia, na região do deserto do Negev, beduínos fazendo o trabalho que há 3 mil anos Davi fazia”, conta o historiador Ariel Horovitz.

Davi tinha outro talento: tocar harpa. Nossa equipe visitou a casa de Shoshana e Mika Harrari, um casal de americanos que vive nas imediações de Jerusalém e trabalha com a fabricação e conserto de harpas - tudo com inspiração na história de Davi descrita nos relatos bíblicos. “Ele era um pastor, mas também tinha outros talentos, tocava músicas lindas”, diz Shoshana Harrari.

O instrumento ainda ajudou Davi na composição de salmos - poemas e cânticos que emocionam ainda hoje.

O documentário também vai revelar os preparativos para a quarta temporada da série Reis, que terá como destaque a juventude de Davi nos primórdios da monarquia em Israel. A trama vai mostrar como o jovem pastor rejeitado pelos irmãos é escolhido por Deus para ser o novo rei no lugar de Saul, que havia cometido diversos erros. “Eu acredito que o que a gente faz é muito mais do que entretenimento. A gente dialoga com a educação, a gente dialoga com a cidadania, através dessas cenas poderosas, desses conflitos”, afirma o diretor-geral da série, Leonardo Miranda.

Assista ao documentário "Davi: As Origens de um Rei" na próxima terça-feira (20), às 22h15, na tela da Record TV. E anote na agenda: Reis — A Escolha estreia dia 21 de setembro, às 21h15. Se você perdeu as temporadas anteriores, você pode acessar o PlayPlus.com para assistir na íntegra e acompanhar o Instagram @seriereis para ficar por dentro de tudo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.