Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conheça os principais estilos de Eisenbahn

Pilsen, Weizenbier, Pale Ale, IPA. Juliano Mendes, fundador da cervejaria, explica as diferenças entre as bebidas artesanais produzidas pela marca

Espaço Artesanal Eisenbahn|Cleide Oliveira, Do R7 Conteúdo e Marca

Todas são produzidas sob a Lei Alemã da Pureza
Todas são produzidas sob a Lei Alemã da Pureza Todas são produzidas sob a Lei Alemã da Pureza

Receitas centenárias e prontas para harmonizar com o melhor da gastronomia brasileira ou internacional. É para oferecer experiências inesquecíveis com sabores marcantes que a Eisenbahn iniciou suas operações no mercado nacional, em 2002. Tudo começou com uma visita dos irmãos Juliano e Bruno Mendes à cidade de Boston (EUA), onde conheceram o modelo de cervejaria da Samuel Adams, uma queridinha dos norte-americanos que os inspiraria a construir uma fábrica em Blumenau (SC) e produzir uma cerveja artesanal que viria a democratizar o consumo do estilo Brasil afora.

Aos poucos, Eisenbahn conquistou o paladar dos apreciadores de uma bebida premium. Produzidas sob a Lei Alemã da Pureza, que estabelece como ingredientes apenas água, cevada, lúpulo e levedura, hoje a marca é reconhecida por democratizar o consumo de uma boa cerveja. Se entre os iniciados, conhecedores da cultura cervejeira, a notícia já era boa, imagine para os iniciantes na degustação de novos sabores. Não há dúvidas de que os diferentes estilos como Pilsen e IPA tornaram-se mais acessíveis a um público ávido por novidades e pronto para fazer um upgrade no seu leque de opções entre as cervejas disponíveis no mercado.

Juliano Mendes explica os estilos de Eisenbahn

Mas como diferenciar gostos que combinem com os perfis do consumidor e as ocasiões em que este ou aquele tipo de cerveja deve ser apreciado? Para ajudar nessa tarefa, o fundador Juliano Mendes explica um pouco sobre cada tipo de Eisenbahn. Entenda a seguir como é a personalidade, o sabor e a apresentação dos diferentes estilos produzidos pela marca.

Publicidade

Eisenbahn Pilsen é uma cerveja do tipo lager. Como explica Juliano no vídeo de divulgação da marca, “aparentemente, uma cerveja fácil, simples de fazer, é uma das mais difíceis”. O motivo é que essa é uma bebida que não tem muito aroma nem sabor intenso e, por isso, qualquer defeito salta ao paladar mais exigente. Embora leve, a Pilsen da Eisenbahn é uma puro malte um pouco mais encorpada e leva na receita uma dosagem maior de lúpulos especiais. “Acho que a definição de uma boa pilsen é: uma cerveja elegante”, resume. Não tem conservantes, aromatizantes e nem estabilizante de espuma – valores da Lei Alemã da Pureza.

Pale Ale

Publicidade

Eisenbahn Pale Ale é frutada, amarga e marcante. “É uma Ale pálida”, explica Mendes. “Tem esse nome porque foi a primeira cerveja clara do mundo. A Pale Ale da Eisenbahn é de estilo belga”. Ele conta que existem também as de estilo inglês e americano na categoria. “A belga traz características aromáticas que a distinguem bem das outras. Tem uma nota fenólica, que lembra cravo”. Ele ressalta, ainda que nesse tipo de cerveja há um amargor mais presente e, no caso específico da fabricada pela Eisenbah, uma cor de cobre mais acentuada – resultado dos maltes tostados e caramelizados da receita.

IPA

Publicidade

Eisenbahn IPA é uma cerveja mais amarga ao paladar. “Se chama India Pale Ale, pois era uma cerveja feita para os ingleses beberam na Índia, no passado”, conta Juliano. Seu amargor é bem acentuado, devido à dosagem de lúpulo, também percebida pelo aroma igualmente marcante. “São aromas que podem lembrar flores, frutas, algo cítrico ou condimentado”. Sua coloração é mais escura do que a do estilo Pilsen, também devido aos maltes tostados e caramelizados utilizados na sua fabricação. Seu teor alcoólico também é maior – assim como nas demais, recomenda-se responsabilidade e moderação no consumo.

Weizen

Eisenbahn Weizenbier é a prova de que o trigo pode compor uma bebida refrescante. “Weizen Bier ou Weitzen Bier; uma cerveja com dois nomes”, segundo Mendes. O primeiro significa cerveja branca e o segundo, cerveja de trigo. Em sua composição, leva 50% de malte de trigo e 50% de malte de cevada, de baixo amargor ao paladar, bastante frutada e com notas que lembram banana e cravo. Esses aromas surgem naturalmente na fermentação e na torra dos maltes, sem adição de aromatizantes – novamente, um respeito aos valores e diretrizes da marca. Outros estilos de Eisenbahn lançados sazonalmente também já conquistaram um lugar especial na preferência dos consumidores. O nome Eisenbahn significa estrada de ferro, em alemão, e é o conceito do local que abriga a fábrica e o bar temático.

Eisenbahn. Isso é qualidade artesanal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.