Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Harmonize cervejas com queijos e descubra novos sabores e sensações

Conheça algumas dicas para deixar a combinação ainda melhor com os estilos de Eisenbahn

Espaço Artesanal Eisenbahn|Marcelo Galli, Do R7 Conteúdo e Marca

Queijos fortes vão melhor com as amargas e marcantes.
Queijos fortes vão melhor com as amargas e marcantes. Queijos fortes vão melhor com as amargas e marcantes.

A harmonização de cervejas com comidas é um dos temas mais fascinantes do mundo cervejeiro atualmente, mas ainda pouco explorado, infelizmente, apesar das possibilidades variadas de combinações gastronômicas.

No passado, havia certa dificuldade para se montar combinações com pratos e acompanhamentos de diferentes procedências por causa da falta de opções de rótulos, mas hoje a situação é bem diferente.

Com a diversidade disponível no mercado – são mais de 1 mil cervejarias artesanais em todo o país -, é possível aliar a inspiração com o conhecimento sobre os tipos de cervejas para criar um universo novo de sabores e sensações.

Para começar, já pensou em deixar de lado o vinho e saborear queijos deliciosos com cerveja? Acredite, é uma harmonização que tem tudo a ver, desde que você siga algumas recomendações: queijos leves pedem cervejas mais refrescantes e os fortes vão melhor com as mais amargas e marcantes. Aqui vão alguns exemplos: Weizenbock com roquefort e gorgonzola; Strong Golden Ale com gouda; Kölsch com brie.

Publicidade

Considere também que as harmonizações podem ser feitas por contraste (quando os sabores se chocam), semelhança (combinação entre os ingredientes) e corte. Neste último caso, os elementos da cerveja suavizam alguma característica do queijo (gás da cerveja corta a gordura, por exemplo).

Cerveja combina com doce?

Publicidade

Pelo senso comum, é mais fácil imaginar uma cerveja combinando bem com salgados, não é? Mas ela também harmoniza com sobremesas e doces, como o chocolate. A cerveja tipo Dunkel, que tem cor escura, vai muito bem com chocolates com concentração maior de cacau (acima de 70%) e amargos.

No caso do chocolate branco, que tem teor de gordura e doçura elevados, já que é feito com manteiga de cacau, o ideal é combinar com uma cerveja que tenha frutas na composição, como as fruitlambics e fruitbeer, cervejas de fermentação espontânea e com frutas na composição.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.