Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Receita afetiva: Gabriel Gialluisi ensina o passo a passo do arroz espanhol 

O participante venceu a Faca de Ouro do Top Chef Brasil com um prato em homenagem à esposa

Receitas|Do R7

Teste a receita do arroz espanhol em casa e mande o resultado para a #EuTopChef
Teste a receita do arroz espanhol em casa e mande o resultado para a #EuTopChef Teste a receita do arroz espanhol em casa e mande o resultado para a #EuTopChef

Arroz, feijão e ovo: como surpreender os especialistas doTop Chef Brasil com ingredientes tão simples? Gabriel Gialluisi deu um show no Desafio de Eliminação e conquistou o paladar dos jurados com uma receita afetiva de arroz espanhol!

O competidor venceu sua primeira Faca de Ouro com a receita feita em homenagem à esposa, que é da Espanha. O preparo recebeu elogios dos jurados e deixou o público com água na boca... por pouco tempo, afinal, Gabriel compartilhou o passo a passo da receita com o site oficial, e você poderá testar o prato na sua casa!

Não esqueça de marcar a #EuTopChef nas redes sociais para mostrar o resultado do seu prato. A foto pode aparecer na TV, site oficial ou redes sociais do programa.

Arroz espanhol com creme de feijão branco e ovo perfeito

Ingredientes do arroz espanhol

Publicidade

300g arroz bomba

2 cebolas brancas médias em cubos pequenos

Publicidade

2 talos de alho-poró em cubos pequenos

1/2 cabeça de alho (triturada)

Publicidade

1 cenoura grande em cubos pequenos

1 talo salsão em cubos pequenos

150g cogumelo paris laminado

150g cogumelo shitakii laminado

150g aspargos verdes

25g cogumelo shitakii seco (colocar de molho em água fria até cobrir ), quando amolecer, será triturado

4 folhas de louro

4 ramos de tomilho

100ml azeite de oliva

150ml vinho branco seco

50g de manteiga

1 ramo cebolette francesa

1 pimenta dedo de moça em cubos pequenos

1 limão siciliano (raspas e suco)

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Caldo de legumes (feito com as aparas dos legumes)

Procedimento

Em uma panela, coloque 2 litros de água para ferver junto das aparas de todos os legumes da receita (cebola, cenoura, salsão, alho-poró, cogumelos, alho e aspargos + aromáticos, louro e tomilho). Quando levantar fervura, deixe cozinhar por 30 minutos em fogo baixo e coe. Mantenha quente.

Em uma frigideira antiaderente, refogue todos os cogumelos em fogo alto com azeite de oliva até ficarem caramelizados e crocantes, esse processo leva em média 15 minutos. É interessante acrescentar um dente de alho e um par de ramos de tomilho para refogar junto e aromatizar. Deglacear com 50 ml de vinho branco, 50g de manteiga sem sal, os cogumelos shitakii secos já hidratados e triturados na ponta da faca e temperar levemente com sal e pimenta. Reserve.

Em uma panela antiaderente e de fundo duplo, vamos começar refogando a cebola e o alho em azeite até ficarem transparentes. Incorporamos o alho-poró, o salsão e a cenoura em cubos e deixamos cozinhar por outros 5 minutos. Entramos com a pimenta dedo de moça e o alho e puxamos por mais 1 minuto. Vamos entrar com o arroz e refogar bem nessa base de sofritto.

Quando o arroz começar a soltar seu aroma, adicionaremos os cogumelos e deglaceamos com o restante de vinho branco seco. Cobrimos o arroz com o caldo dos cogumelos e de legumes e cozinhamos em fogo médio, sempre mexendo o arroz e regando com o caldo quando necessário. Essa etapa pode levar até 20 minutos dependendo da potência do fogo durante o processo de cocção.

Quando estiverem faltando 3 minutos para terminar o cozimento do arroz, entraremos com os aspargos cortados na diagonal e bem finos, para que alcancem o cozimento perfeito durante a etapa final do processo do arroz. Adicionar o suco e raspas de um limão siciliano, sal, pimenta do reino, um fio de azeite e cebolette francesa a gosto. Tampar e reservar fora do fogo.

Ingredientes do creme de feijão branco

200g feijão branco de molho (24hrs)

4 ramos de tomilho

4 folhas de louro

1 cebola branca descascada

1 cenoura descascada

1 talo de salsão com folhas

1/2 maço de salsinha

5 dentes de alho

30g gengibre

1/2 cebola roxa

1 limão siciliano

1 pimenta dedo-de-moça

Sal

Pimenta-do-reino

Água mineral

Procedimento

Em uma panela de pressão, colocaremos o feijão branco escorrido, a cebola, 4 dentes de alho, cenoura, salsão, salsinha, 3 ramos de tomilho e 4 folhas de louro cobertos com água para cozinhar, com sal e pimenta o quanto baste. Esse processo pode levar entre 30 a 40 minutos.

Quando o feijão estiver cozido, coar o caldo e remover todos os legumes, separando só os grãos de feijão. Vamos bater o feijão ainda quente em um processador de legumes, junto de um dente de alho, o gengibre, a cebola roxa e a pimenta, adicionando o caldo de cozimento (quando necessário) até ficar cremoso e lisinho. Temperar com sal, pimenta, suco de um limão siciliano, azeite e tomilho fresco. Reservar.

Preparo do ovo perfeito

Cozinhar ovos caipiras grandes (que estejam em temperatura ambiente) a uma temperatura constante de 63ºC durante 30 a 60 min.

Quando cozidos, abrir os ovos em uma peneira para retirar o excesso de líquido, secar suavemente em perfex de cozinha profissional, temperar com sal, pimenta do reino e cebolette francesa.

Curtiu a receita? Agora corre para a cozinha e teste essa delícia!

O Top Chef Brasil 4 vai ao ar todas as quartas e quintas, às 22h45, na tela da Record TV. Fique por dentro das novidades do programa no site oficial e acompanhe os episódios completos no PlayPlus.

Relembre o Desafio de Eliminação:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.